Pplware

Eh!Fatura 2013 – Aplicação que ajuda a calcular retorno no IRS

Por Manuel Serol para o PPLWARE

Como é habitual todos os anos, a fórmula de cálculo utilizada para determinar o montante a pagar ou receber referente ao IRS varia a cada ano, sendo sempre um desafio para todos nós calcular o que poderemos vir a abater nas contas do ano anterior aquando da entrega do formulário e respectivos anexos e assim sermos premiados mais tarde com uma declaração da Autoridade Tributária (mais conhecida por Finanças) que tenha na parcela final um valor atractivo e que se enquadre com a nossa condição financeira.

A tão falada novidade para o cálculo do ano de 2013 que permite aos portugueses serem reembolsados por despesas que efectuem com hotelaria, beleza e reparações de automóveis e motos tem dado que falar e ninguém sabe muito bem se vale ou não a pena preocupar-se com este aspecto para as contas do seu dia a dia, ou mais precisamente, para pedir ou não factura. No entanto é possível receber algum dinheiro de volta e, para ajudar no cálculo, a aplicação mobile Eh! Fatura 2013 faz o trabalho por si de forma fácil e transparente.

A aplicação está disponível apenas para o mercado português, é gratuita e foi desenvolvida inicialmente para a plataforma Android e de seguida para iOS por uma empresa não governamental, que tem previsto o lançamento da aplicação nas próximas semanas para outras plataformas móveis, nomeadamente BlackBerry e Windows Phone. Segundo a empresa que desenvolveu a aplicação, caso haja alterações na lei que tenham impacto no objectivo proposto pela aplicação, serão disponibilizadas actualizações sempre que se justificar.

anterior próxima
A sua utilização é bastante fácil e intuitiva, ao contrário do que estamos já habituados no que diz respeito a preenchimento do formulário de IRS, mas tratando-se apenas de uma pequena parte das contas para o cálculo do imposto a aplicação centra-se em dois ecrãs principais sendo o primeiro para seleccionar a categoria em que pretende registar a factura que acabou de receber do estabelecimento onde consumiu, e indicar o valor da mesma, tal como o respectivo nome para referência e a data.

O cálculo de retorno no IRS é feito automaticamente e apresentado no ecrã inicial, tal como o valor total das facturas registadas e também por categoria.

No segundo ecrã é possível visualizar uma lista de todas as facturas por ordem cronológica e aceder às mesmas individualmente, a fim de proceder a alguma alteração caso seja necessário. Desta forma é possível manter, ao longo do ano, um registo dos gastos que teve e uma ideia instantânea do que irá receber de volta no ano seguinte e, quem sabe, surpreender-se.


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: iOS/Android

 


Homepage: Factis

Exit mobile version