Os rumores mais recentes apontam para que se realize na próxima semana outro evento de apresentação da Apple. Este será dedicado ao iPad e a outras produtos da Apple, mas será o tablet a ter um lugar de destaque principal.
Se as novas especificações e as novas funcionalidades são já quase conhecidas, tem surgido um rumor cada vez mais insistente e que dá conta de um novo iPad.
Falamos do iPad de 12,9 polegadas que agora surge como podendo vir a correr as duas versões dos sistemas operativos da Apple.
É quase garantido que esta nova máquina não vai surgir no próximo evento da Apple, mas é cada vez mais provável que venha a ser uma realidade já em 2015.
Este novo iPad, de dimensões elevadas, está já em testes e existe em duas versões muito similares, mas ao mesmo tempo completamente distintas.
A primeira é apenas uma versão “maior” do iPad, mantendo-se toda a sua base inalterada, sendo apenas alteradas as dimensões do ecrã e dos componentes que o compõem.
O real interesse surge agora na segunda máquina de testes, que segundo rumores tem a capacidade de correr quer o iOS quer o sistema operativo de desktop da Apple, o OSX.
Para já, e a fazer fé no que o site DigiTimes publicou, estas máquinas estão ainda em fase de protótipo de não existe qualquer certeza de chegarem ao mercado.
Devido à sua mais simples criação e até construção, o mais provável é que apenas o iPad “maior” seja comercializado, e até já no início do ano de 2015.
Espera-se que a sua produção seja iniciada logo no início do ano, para que a sua comercialização seja iniciada pouco tempo depois.
O interesse na versão híbrida do iPad de 12 polegadas estaria mesmo na sua capacidade única de correr qualquer um dos dois sistemas operativos. dando acesso por um lado à simplicidade do iOS e por outro à capacidade de trabalho e a todas as aplicações do OSX.
A aproximação entre estes dois sistemas, com o surgir de funcionalidades que até há pouco eram exclusivas de cada um, mostram que a Apple está a seguir um caminho de unificação de interfaces e de funcionalidades.
Neste cenário esta máquina poderia fazer algum sentido e até conseguir concorrer com algumas propostas que os concorrentes directos da Apple têm estado a apresentar.
Sendo uma máquina que teria de correr dois sistemas operativos criados para arquitecturas diferentes, parece pouco lógico que a Apple venha a criar e a comercializar tal máquina, mas não é de colocar de parte a possibilidade de surgir uma versão do OSX para ARM.
Por outro lado iria haver uma necessária adaptação das aplicações para a nova interface e para a nova forma de interagir com este equipamento.
Algo que não é de esquecer é também os rumores de um Macbook Air de 12 polegadas que afinal pode muito bem ser uma versão adaptada do iPad, trazendo para o universo Apple aquilo que a Microsoft já tem com o Surface Pro 3.