A Apple lançou o novo OS X e esta foi a versão que mais atraiu os utilizadores de Macs, a adopção do OS X Yosemite ultrapassou a das versões anteriores, o que não é uma surpresa, tendo em conta as novidades que foram apresentadas.
Hoje vamos mostrar duas dicas para que possa ter o seu Mac muito bem organizado, com o disco limpo de lixo que não precisa e com tarefas automatizadas de uma forma que nem sabia que era possível.
Preâmbulo “mulher-a-dias”
Há muitas aplicações que o podem ajudar a “cuidar” do seu Mac mas, como sempre referimos, o OS X tem meios próprios para executar essas tarefas sem recorrer a serviços e ferramentas de terceiros.
Assim, e depois de termos recebido no nosso Consultório vários pedidos relacionados com este assunto, voltamos a explicar de forma simples alguns truques para optimizar o Mac, recorrendo a ferramentas que o OS X traz nativamente e que vão permitir que limpe o disco de “carga extra”, lixo esquecido e ficheiros inúteis e ainda que automatize tarefas para conservar a organização dos seus ficheiros.
Detecte e remova ficheiros grandes
Esta forma “diferente”, mas completamente nativa, de procura de ficheiros de dimensões elevadas no OS X faz uso do Spotlight e do Finder.
Vamos então iniciar uma “caça” aos ficheiros grandes, começando por abrir uma janela do gestor de ficheiros do OS X, o Finder e…
carregar simultaneamente nas teclas cmd + f. Chame a pesquisa Spotlight dentro do Finder
Na zona superior do Finder vão agora encontrar elementos que permitem criar filtros de pesquisa. Carreguem em Tipo e escolham, nesse menu, a opção outra.
Da extensa lista que for apresentada devem procurar por Tamanho do ficheiro. Escolham-na e seleccionem a opção para colocar no menu, onde iremos a seguir colocar os valores.
Definir critérios de pesquisa
Com essa opção seleccionada e tendo já Tamanho do ficheiro como ponto de partida, vamos agora trabalhar os restantes elementos do filtro que estão a criar.
O passo seguinte será tratar de indicar que pretendemos ficheiros com tamanho maior do que o valor que vamos definir. Para isso vamos colocar a opção é maior que. Por fim só precisam de indicar ao Spotlight qual o tamanho mínimo dos ficheiros que querem procurar. Escrevam o valor e ajustem a dimensão (KB, MB e GB).
Depois de definidos estes campos essenciais para a pesquisa, vão de imediato ser mostrados os ficheiros que em todo o vosso sistema satisfazem essa condição, que no nosso caso é terem um tamanho superior ao tamanho que definiram.
Podem agora, com esses ficheiros visíveis, decidir se os querem manter ou se os pretendem mover para outro disco externo ou, simplesmente, para o Lixo.
Os resultados que aparecem mostram ainda, seleccionando cada ficheiros, onde se encontra. Se repararem, no final da janela do Finder, está referida a pasta (o caminho) onde está o ficheiros alojado. Isso permite-nos também perceber se os temos duplicados em aplicações diferentes.
Crie e use Pastas Inteligentes no Yosemite
Uma das “pérolas” que existe no OS X e que muita gente desconhece são as Pastas Inteligentes do Finder.
Ao procurar algo no Finder (como imagens por exemplo), é possível que percamos tempo e nem encontre de imediato o que procura, ainda mais complexo é quando usamos vários locais para armazenar os ficheiros. Para isso vamos criar Pastas Inteligentes.
No ícone do Finder, que se encontra na Dock, com o botão direito do rato escolha Nova pasta Inteligente.
Agora, tem na janela central os filtros que poderá usar para refinar a pesquisa que o Finder fará para trazer até essa pasta o que pretende.
Use o botão do sinal + para adicionar critérios e dentro de cada menu escolha os filtros e optimize-os.
Dentro de Tipo escolha ou os já predefinidos ou a opção outra… e vá verificando tudo o que pode escolher para automatizar.
Como pode ver nas imagens, são vários os critérios de recolha de informação e são de tal forma minuciosos que pode procurar por vários detalhes.
Neste caso em particular escolhemos o critério de que todas as imagens com a extensão .jpg que “caíssem” na “Secretária” deveria aparecer na Pasta Inteligente com o nome de Imagens. Esta pasta depois poderá ficar colocada na barra lateral.
Mas há muitos outros critérios, basta depois optimizar às vossas necessidades. Vamos personalizando para podermos ter uma pasta com informação rápida, por exemplo, se temos muitas imagens no nosso computador, podemos fazer uma Pasta Inteligente onde nos apareça apenas as imagens com ISO 400, por exemplo!
Em resumo…
Explore estas duas dicas para tirar mais proveito do seu Yosemite através destas duas potencialidades do Finder. Basicamente, com ambas, pode detectar apagar e optimizar os seus ficheiros, dar mais qualidade de utilização dentro dos seus ficheiros e ainda perceber de que forma usar estas ferramentas para ter sempre à mão e de forma rápida tudo o que está dentro do armazenamento do seu Mac.
E pronto, vai ter um Mac mais limpo, mais leve e certamente mais rápido. Agora o restante do trabalho é consigo. Resta apenas referir que esta dica funciona em qualquer versão do OS X, por isso… mãos à obra!