Pplware

Dica – Use vários discos de Backup no Time Machine

O Mac OS X tem uma ferramenta que não existe noutro qualquer sistema operativo, é um sistema fantástico e que, só quem usa, sabe da sua importância. O Time Machine permite total segurança e despreocupação, quando devidamente activada e programada.

Quem utiliza pode ter cópias incrementais e totais para um ou vários discos sem que esse processo interfira na performance do seu trabalho, depois a possibilidade de usar um modo gráfico para “viajar no tempo” e ir ao passado trazer o que pretendemos para o presente é… único!

A ferramenta, contudo, tem sofrido alguma melhorias e afinações, nesta versão do OS X, ganhou a possibilidade de ter vários destinos para os backups, o que é muito interessante, assim podemos ter um backup no nosso escritório e outro em casa, estando sempre salvaguardados. Vamos ver como o fazer.

Este é um dos muitos cenários, mas esta nova função permite que as cópias de segurança sejam feitas para vários discos e isso é sempre muito mais seguro. Eu, por exemplo, no meu local de trabalho tenho uma Time Capsule de 1TB para onde o Mac, de forma totalmente trasparente, nem dou conta desse processo, faz os backups incrementais e totais, às horas parametrizadas.

Depois, em casa, tenho outra um Disco ligado ao sistema WiFi que serve para o Time Machine também fazer cópias, como faz incrementais e totais… caso um dia perca o conteúdo do disco do Mac, quer precise de algo que há um ano tinha guardado e já não tenho mas preciso, está à distancia de um clique. É só viajar no tempo e trazer.

Como configurar dois discos na Time Machine

Vamos começar por abrir a Time Machine nas Preferências do Sistema. Barra de nenus e Preferências de Sistema, depois procurem, como podem ver na imagem, o grupo Sistema e Time Machine.

A Time Machine está no Grupo Sistema

Irá abrir a ferramenta Time Machine sem estar activada e sem qualquer disco seleccionado. Isto para quem não utiliza, caso já tenha um disco em utilização, irá ver o disco que escolheu. Clique no botão Seleccione o disco de segurança.

Interface do Time Machine ainda Inactivo

Verá os discos disponíveis. No meu caso está disponível um disco que uso na Time Capsule, uma ferramenta fantástica, como podem ver aqui. Mas podem usar qualquer disco, desde que tenha espaço e confiem nele. tanto pode estar ligado à rede WiFi como pode ser pela porta UBS (entre outras opções). também pode ser um disco cloud, um espaço num servidor ou serviço que configure e o OS X o veja como um disco.

Escolha o disco que pretende e clique no botão Usar disco.

Escolha o disco de destino e o Time Machine será activado

Como podem ver, o utilitário já tem o disco para enviar as cópias, cópias essas que, como diz na interface, serão guardados os dados incrementais ou instantâneos, cópias de segurança horárias durante as últimas 24 hotas, cópias de segurança diárias durante os últimos 30 dias, cópias de segurança semanais de todos os meses anteriores e, tenham em atenção que, as cópias de segurança mais antigas serão apagadas quando estes discos de destino já não tiverem espaço.

O Time Machine não deixa de fazer cópias, sobrepões é os dados por cima da cópia mais antiga.

Coloque o visto na opção Mostrar Time Machine na barra de menus

Se pretender – sugiro que o faça – ver o processo na barra de menus, active essa opção, dessa forma saberá quando a operação de segurança iniciar actividade. Embora seja muito bem conseguido, este processo, pois nem dá conta em termos de performance, pode necessitar de saber o que vai copiar para gerir espaço.

Adicionar outro disco

Por bem, como pode ver na imagem em cima, existe uma opção que diz Seleccione o disco… verdade? Clique aí para escolher outro disco de backups.

Disco encontrado pelo OS X e disponível

Neste caso, optei por ter uma cópia de segurança num disco externo. Este disco poderá ser noutro local diferente da localização do outro. Se trabalharmos em dois sítios, é conveniente ter cópias em dois lados, ou então fazer cópias para discos diferentes… não vá o diabo tecê-las.

texto aqui

Como pode ver na imagem em cima, quando escolhemos outro disco recebemos uma mensagem a perguntar se queremos Substituir “o disco inicial”, no meu caso o disco chama-se “Time Capsule” por este que estamos a adicionar ou se pretendemos Usar ambos. A magia está aqui, vamos clicar na opção Usar ambos.

Forçar uma cópia de segurança usando o ícone na barra de menus

Ao usarmos o ícone que colocamos na barra de menus e forçarmos uma cópia de segurança, usando a opção Efectuar cópia de segurança agora, veremos, conforme imagem em baixo, que o Time Machine procura o disco inicial, ou o disponível.

Time Machine à procura de um disco disponível

Depois de encontrado o disco, se tiver vários, o Time Machine escolhe o inicial, ele começa a efectuar a cópia.

Logo que o disco esteja encontrado, o time Machine inicia automaticamente a cópia

Feito isto, nunca mais nos precisamos de preocupar, basta deixa o serviço activo e o resto é com o Time Machine. como podem ver na imagem, a minha cópia mais antiga nesse disco data de 12/12/2012. Tudo o que naquele dia estava na minha máquina, posso trazer para o dia de hoje, num modo gráfico que vos deixo a seguir num exemplo para quem desconhece.

Como funciona o Time Machine

Aposto que ficaram com água na boca. Pois bem, esta é mais uma dica que vos deixo, de um sistema fantástico repleto de funcionalidades que se adaptam ao utilizador.

Exit mobile version