Como sabem a tecnologia Flash da Adobe está cada vez mais em desuso. Desde que Steve Jobs a combateu e afastou do iOS que, embora criticado, todos os restantes sistemas operativos seguem essa indicação. Afinal o homem tinha razão, a tecnologia está de facto ultrapassada e a própria Adobe já reconheceu. O HTML 5 veio para ficar e crescer, mas há ainda muitos conteúdos web que recorrem a players fabricados em flash.
Há dias uns colegas que queriam ver no iPad o futebol (provavelmente naqueles sites que os deputados solicitam nas redes sociais), debatiam-se com a crítica que só no iPad é que isso acontecia. Lá está, nada como provar que o iPad é o mais avançado tablet, desde 2010… Deixamos 3 boas soluções para verem sites com objectos Flash no iPad.
Esta decisão da Apple e mais concretamente de Steve Jobs, prendeu-se com a insegurança do Flash, o seu alto consumo de recursos (principalmente a bateria) e a instabilidade que gerava nos smartphones e tablets. Assim, para correr alguns sites com objectos em flash ou para correr jogos web que sejam baseados nesta tecnologia, temos de recorrer a browsers específicos.
Vamos deixar 3 browsers que permitem carregar conteúdos em flash com toda a usabilidade. Uma nota a reter é que estes programas não são sempre e em todos os conteúdos estáveis e velozes.
1 – Photon Browser
Este browser, o Photon Browser é de todas a melhor solução e aquela onde os conteúdos flash correm com melhor performance. Tanto os jogos como os vídeos tiram proveito do facto deste browser ser completo, ter tudo o que esperaria de um navegador, incluindo separadores, navegação em ecrã total, navegação privada, navegação anónima, histórico, favoritos e com capacidade de impressão.
Este browser está também optimizado para correr conteúdos Flash e suportar algumas especificações desta tecnologia, como por exemplo dividir o ecrã e rodar para reprodução do conteúdo de vídeo e a facilidade de rodar para se adaptar a jogos em flash.
2 – Skyfire Browser
Skyfire, produto da Opera, foi durante muito tempo considerado um dos melhores browsers para dispositivos móveis. Adicionalmente este permite correr conteúdos em Flash, como vídeos por exemplo. Traz alguns extras como a integração com redes sociais e outras vantagens derivadas da sua estrutura simples e clara.
Uma das “lacunas” do Skyfire é o não suporte de jogos em Flash. Também não tem uma opção que desligue as opções das redes sociais, o que com algum tempo de utilização começam a aborrecer.
3 – iSwifter Browser
Enquanto a integração do Flash no Skyfire apenas permite ver vídeos o iSwifter foi talhado para jogos em Flash. O browser suporta um largo número de jogos em Flash, incluindo os populares jogos do Facebook. Uma vantagem em relação aos anteriores é que permite 7 dias de total operacionalidade para ser testado, caso goste terá a seguir de comprar a versão completa.
Um dos pontos negativos a apontar ao iSwifter é a obrigatoriedade de registo para se poder usar uma ligação Wi-Fi.
Em resumo…
Aqui ficam 3 soluções para ter o melhor dos dois mundos, sem que o facto da Apple não ter suporte nativo à tecnologia Flash o possa restringir de ver seja o que for no seu iPad.