Pplware

Dica: Como configurar facilmente uma VPN no macOS

Configurar uma VPN na sua máquina parece ser sempre um processo complicado. No entanto, os sistemas operativos atuais trazem ferramentas nativas que facilitam todo o processo.

Hoje ensinámos-lhe como podem configurar facilmente uma VPN no seu macOS.


Virtual Private Network (VPN)

Uma rede privada virtual (VPN – Virtual Private Network ) é uma rede cifrada e privada criada em cima da Internet, de maneira a garantir privacidade na comunicação entre os vários computadores. Imagine que está ligado a uma rede pública, num dos locais referenciados aqui, e quer garantir que a sua ligação é segura.

Como configurar uma VPN no macOS?

No passado ensinamos aqui a configurar uma VPN PPTP no macOS. No entanto, este tipo de VPN já não garante a melhor segurança das comunicações e nesse sentido é importante que se usem outros tipos de VPN. É verdade que podemos usar clientes de terceiros para estabelecer uma VPN segura como é o caso do OpenVPN, no entanto, podemos também usar o cliente nativo do macOS.

Para configurar uma VPN no macOS devem ir a Definições e depois Rede

Em seguida carreguem no botão + e depois escolham como tipo de interface VPN. Em seguida escolham qual o tipo de VPN que vão usar e indiquem um nome.

De referir que apenas estamos a configurar um cliente de VPN e nesse sentido devem ter os dados relativos ao servidor ao qual se pretendem ligar.

Por fim, dependendo do tipo de VPN criada, indiquem os dados solicitados para o estabelecimento da ligação. Em avançadas podem encontrar configurar adicionais ao nível do TCP, DNS, Proxies, etc.

Configurar uma VPN no macOS  é um processo relativamente simples, sendo apenas necessário ter os dados necessários.

Quando um utilizador estabelece uma ligação VPN é criado um canal de comunicação seguro, usando técnicas de criptografia e autenticação, permitindo assim a troca confiável de dados sobre redes públicas (por exemplo, um vendedor estando ligado à Internet, pode estabelecer uma VPN para a empresa e assim aceder ao sistema interno de stocks/encomendas, como se estivesse fisicamente ligado a rede local da empresa, para consultar ou registar algum tipo de informação de uma forma segura).

Leia também…

Exit mobile version