A Apple cada vez integra mais os seus dispositivos. Facilmente conseguimos interagir usando iPhone com a Apple TV, o iPad com os Macs, a Apple TV com o HomePod, o iPhone com o Apple Watch e o Apple Watch com HomePod.
Muitos utilizadores do ecossistema Apple nem sonham das potencialidades em usar o iPhone com o Mac e é isso que voltamos a dar a conhecer.
Veja a Parte 2 aqui.
No passado deixámos vários guias que mostram como podemos tirar proveito dos dispositivos Apple a trabalhar de forma corporativa. Hoje, voltamos à carga e deixamos 5 dicas das 10 que iremos totalizar.
1 – Copie e cole o conteúdo
Com a introdução no macOS de novas funcionalidade é fácil mover conteúdos entre os dispositivos Apple de forma integrada, graças a um conjunto especial de recursos chamado Continuity (Continuidade). O recurso Clipboard universal faz parte deste conjunto e permite que o utilizador partilhe o conteúdo da área de transferência entre o seu Mac e o iPhone.
Para copiar e colar texto e gráficos entre os dois dispositivos, o utilizador precisará garantir que em ambos:
- estão ligados à mesma conta do iCloud;
- que o Bluetooth está ligado;
- que tem a o Handoff ativada e configurada. No macOS a opção chama-se “Permitir o Handoff (transferência) entre este Mac e os seus dispositivos iCloud” e está em Preferências do Sistema> Geral (final da janela) No iOS, encontrará listado como Handoff e encontra-se em Definições > Geral > Handoff .
Depois disso, já pode copiar o conteúdo no seu Mac e colá-lo em qualquer lugar do iPhone e vice-versa.
2. Retomar Tarefas
Se o utilizador tiver as configurações que descrevemos acima, e que pode verificar aqui, então poderá interromper as tarefas num dispositivo e retomá-las num outro.
Por exemplo, se estiver a escrever uma nota na app Notas no seu iPhone, poderá continuar a escrever essa nota no Notes do seu Mac. A app Notas quando está ativa no iPhone ou iPad recebe um ícone especial na Dock do seu Mac na extremidade esquerda ou, como temos no nosso Mac, no início da Dock, como pode ver na imagem que aparece um ícone da app Notas com um pequeno telefone anexado, basta então clicar no ícone do Dock para continuar editar a nota.
Este recurso da Apple, o Handoff, funciona com várias aplicações, incluindo Mail, Safari, Lembretes e Páginas.
3. Largue os ficheiros, páginas da web e muito mais
Para partilhar ficheiros entre o Mac e o iPhone, o utilizador pode usar o AirDrop, a ferramenta de transferência de ficheiros integrado da Apple para dispositivos móveis e de desktop.
Depois de ativar o Wi-Fi e o Bluetooth nos dois dispositivos e garantir que eles sejam detectáveis, a partilha é simples. Os dispositivos não precisam estar na mesma rede para que o AirDrop funcione entre eles.
Para começar a partilhar, selecione a opção Partilhar > AirDrop no menu de contexto (botão direito do rato) do ficheiro ou pasta que deseja enviar do seu Mac para o seu iPhone. Em seguida, selecione o dispositivo de destino quando ele aparecer na caixa de diálogo Partilhar .
Se estiver a transferir ficheiros na outra direção, do iPhone para o Mac, primeiro selecione os que deseja enviar. Em seguida, toque no botão Partilhar para revelar a opção AirDrop no menu de partilha do iOS.
O utilizador pode transferir não apenas ficheiros e pastas com o AirDrop, mas também outros tipos de dados. Isso inclui páginas da web, anotações, contactos e fotos.
4. Reproduzir músicas, filmes e programas de TV
Uma das óptimas características da integração dos dispositivos Apple é a capacidade de usarmos um ecrã maior para mostrar o que temos num ecrã mais pequeno, o de um iPhone, por exemplo. Podemos ligar via cabo USB/Lightning um iPhone ao Mac e reproduzir som e imagem. No caso da imagem, podemos usar um “truque”, isto é, ligar o iPhone ao Mac e abrir o Quick Time para ativar a opção Gravação de ecrã. Escolhemos depois o ecrã do dispositivo iPhone e este aparece como na imagem acima.
Para fazer espelho, isto é, usar o ecrã do Mac para reproduzir direto com a tecnologia AirPlay, não há uma app nativa, aqui a Apple ainda não fechou a porta e deixa entrar uma alternativa de terceiros.
Há várias apps que simulam no Mac o mesmo que acontece na Apple TV. Usamos o Reflector 3 que permite 7 dias de teste (embora com marca de água).
Assim, quando abrir o seu iPhone para emitir para AirPlay irá encontrar o seu Mac como destino dos conteúdos.
Como podemos ver na imagem, agora o iPhone encontra a Apple TV da sala e o iMac.
5. Partilhar uma ligação de Internet
O Mac permite que ele próprio seja também um hotspot para propagar a sua rede Wi-Fi. Para isso vá a Preferências do Sistema > Partilha e ative a caixa de seleção para Partilha de Internet. Em seguida, clique no botão Iniciar na caixa de confirmação que lhe será apresentada.
Para se usar a ligação de Internet do iPhone no Mac (conhecido como tethering), o utilizador precisa ativar a opção Hotspot pessoas nas Definições do seu iPhone. O seu dispositivo móvel aparecerá na lista de redes no seu Mac e poderá ligar-se a ele.
Em vez de Wi-Fi, você também pode usar Bluetooth ou um cabo USB para ligar. Aqui poderá escolher a melhor forma, até porque se ligar via cabo USB irá compensar a perda de energia com o carregamento constante vindo do Mac.
Estas são as 5 primeiras dicas que poderá testar e verificar se lhe dão jeito no dia a dia. A seguir, as próximas 5, serão dedicadas à segurança e usabilidade.