Um dos atalhos mais utilizados no Windows é se dúvida o CTRL + ALT + DEL. Muitos tendem a culpar o próprio sistema operativo da Microsoft, no entanto a maioria das causas que levam a recorrer ao CTRL + ALT + DEL, prendem-se com a má programação de determinadas aplicações.
No passado já mostramos como usar este super atalho no Linux. Hoje vamos saber como podem ter algo idêntico no macOS.
O atalho CTRL + ALT + DEL não existe no macOS mas o sistema operativo para Desktop da maça tem algo parecido. Para tal basta que o utilizador carregue em Command+Option+Esc para que aceda a uma interface que permitir “matar”, sem dó nem piedade processos que estejam a correr no sistema. Depois de selecionar o processo, basta que carregue em Forçar saída!
Activity Monitor
Outra das possibilidades é através do Monitor de Atividade que além de oferecer informação detalhadas dos processos, permite também que encerrar processos do sistema. Para usar esta ferramenta basta que carregue em Command + Espaço e escreva Activity Monitor.
Já dentro do Monitor de Atividade basta que escolham o processo que pretendem terminar e depois carreguem no botão X na barra superior.
Como podem ver pela imagem anterior, por cada processo é possível saber várias informações incluindo o consumo ao nível da rede, Tempo de CPU, memória, energia, etc.
Para quem vem do Windows, é normal que quando uma app bloqueia se lembrem de imediato do CTRL + ALT + DEL. Esse conjunto de teclas não existe mas podem sempre usar o atalho Command+Option+Esc. Outra das alternativas é o Monitor de Atividade.