Pplware

Novos Controlos Parentais no iOS 13.3? Contorná-los é uma brincadeira de crianças

O novo iOS 13.3 foi apresentado esta semana e trouxe muitas novidades. Para além das normais melhorias de desempenho e correção de problemas, a Apple preparou algumas surpresas para os utilizadores.

Estas chegaram de forma discreta, mas são muito importantes. Pretendem proteger os utilizadores mais novos, sendo um reforço aos controlos parentais. O problema, infelizmente, é que não funcionam e qualquer criança o pode contornar.


Mais uma falha que chega com o iOS 13.3

Com as mais recentes versões do iOS a Apple tem apostado em ferramentas para tentar limitar a utilização dos seus equipamentos. Estas surgiram com os Controlos Parentais, dedicados a impor limites e criar regras. Não tem sido um processo simples, mas tem funcionado.

O iOS 13.3 trouxe algumas novidades nesta área, em especial o Limite de Comunicação. Este pretende criar barreiras para aceder ou criar contactos fora do iCloud. Desta forma limita as comunicações das crianças com estranhos. O problema é que este é aparentemente muito simples de contornar.

Os Controlos Parentais não funcionam no iPhone

O que foi descoberto mostra que é simples adicionar novos contactos, contrariando as regras impostas pela Apple. Mesmo com os alertas de que é um contacto bloqueado, basta carregar no botão de adicionar contacto para as conversas depois acontecerem.

É de tal forma simples contornar esta limitação que até com a Siri é possível adicionar os contactos bloqueados. Basta ditar a mensagem ou o número para esta assistente para que a mensagem seja enviada, ou a chamada feita.

Apple reconheceu problema, mas sem data para o resolver

A Apple, entretanto, já reconheceu a falhado iOS 13.3 e dos controlos parentais. Revelou que numa próxima atualização do iOS e do iPadOS surgirá posteriormente a correção esperada. Até lá aconselha a que os contactos estejam guardados no iCloud, onde esta falha parece não acontecer.

Não tem sido simples a chegada de novidades ao iOS 13. Esta versão tem tido uma incidência anormal de falhas e problemas. Neste caso parece que é óbvia a falta de testes para detetar uma falha tão clara e simples de provocar.

Exit mobile version