As Keynotes da Apple são sempre momentos únicos. É a altura em que os seus novos produtos são dados a conhecer e onde as novidades surgem.
Seguindo esta tradição, a mais recente Keynote voltou a trazer novidades e finalmente surgiram os tão esperados iPhone e iPhone 7 Plus.
Há muitos meses que se vinha a falar dos novos equipamentos da Apple e do que estes trariam. A Apple, como é normal, reservou para os primeiros dias de Setembro a apresentação das suas novidades. A Keynote de ontem voltou a não desiludir e mais uma vez surgiram produtos de excepção.
Vamos então conhecer todas as novidades que a Apple apresentou durante o seu evento.
O universo da Apple e as novidades dos seus serviços
A Keynote começou com a Apple a mostrar que o seu ecossistema está cada vez mais completo e que os seus serviços estão cada vez mais a ser usados. Exemplo disso são os mais de 17 milhões de subscritores pagantes do Apple Music.
Mas a App Store tem também mantido o seu crescimento e isso reflecte-se com mais de 140 mil milhões de aplicações descarregadas. Apenas nos últimos 2 meses as aplicações descarregadas cresceram 106% face ao mesmo período do ano passado. Reflecte-se isso num retorno que é o dobro da sua concorrência.
Mas o foco da Apple nos jogos é grande e isso revela-se nos mais de 500 mil jogos presentes na App Store. Um novo vai surgir em breve e traz para o iOS um ícone dos jogos.
O Super Mário e a Nintendo chegam ao iOS no final do ano e nessa altura vão surgir muitas mais informações. O jogo segue a mesma linha que todos lhe reconhecem, mas terá a particularidade de poder ser jogado com apenas uma mão. Para mostrar esta diferença o jogo chama-se Super Mário Run.
Outra área importante para a Apple é a educação e, por isso, a empresa prepara-se para doar computadores para mais de 50.000 estudantes e o iWork vai chegar às escolas.
Para a tornar verdadeiramente um concorrente ao que existe já no mercado, a Apple vai adicionar à sua suite de produtividade a possibilidade de colaboração em tempo real.
Leia mais: Os mais recentes números da Apple O Super Mário já chegou ao iPhone
O novo Apple Watch Series 2
O primeiro grande produto da Apple a surgir na Keynote foi o seu novo relógio. O Apple Watch Series 2 mostra muito poucas diferenças no exterior, face ao anterior modelo, mas a verdade é que existem muitas diferenças no seu interior.
A Apple anunciou que o seu Watch é actualmente o smartwatch mais vendido e que no mundo dos relógios a marca ocupa já a segunda posição no ranking das marcas de topo.
O novo Watch é mais leve, mais fino e, principalmente, mais rápido. A Apple colocou-lhe um novo processador dual-core, duas vezes mais rápido que o da versão anterior, e um GPU também ele mais rápido.
O seu ecrã é ainda mais brilhante e a presença de um GPS é agora uma certeza. A Apple também tornou o Apple Watch à prova de água, podendo agora ser usado até 50 metros de profundidade.
A Apple quis inovar ainda mais e conseguiu agora criar um novo Watch que é feito em cerâmica, mais resistente que o aluminio e que o aço, havendo assim novos modelos.
Numa parceria com a Nike conseguiu também criar um modelo específico, o Apple Watch Nike Plus, que tem uma imagem própria e que está virado para os atletas e para a corrida.
O modelo anterior será mantido na mesma no mercado, mas vai ter o seu processador actualizado para o novo que agora equipa a segunda versão do Apple Watch. Este novo Watch chegará ao mercado a 16 de Setembro e terá um preço base de 449 euros enquanto o modelo anterior passará a custar 349 euros.
Leia mais: Apple acaba de anunciar o novo Apple Watch (Series 2)
Os novos iPhone 7 e iPhone 7 Plus
De todas as novidades apontadas para esta Keyote, o novo iPhone era a mais esperada. Depois de meses de rumores, a Apple mostrou finalmente ao mundo os seus dois novos smartphones.
O iPhone é, segundo a Apple, o mais bem sucedido dispositivo do seu género, com mil milhões de dispositivos já vendidos, e por isso estes novos modelos tinham de seguir o que no passado foi a imagem de marca da Apple.
Surge assim com linhas renovadas e com mudanças de fundo no hardware. Mas a Apple apostou também em novas cores e o iPhone 7 surge agora em Preto Brilhante e Preto Mate. O Prateado, Dourado e o Rosa-dourado continuam a ser as restantes cores propostas.
Más há novas áreas onde a Apple investiu e, por isso, o botão Home do iPhone está agora mais integrado, mantendo as várias funcionalidades, tendo sido redesenhado e estando mais sensível.
A grande revolução do iPhone 7 parece estar nas câmaras que traz. A Apple anunciou que esta é a melhor câmara que alguma vez produziu num equipamento.
Tem estabilização óptica, consegue enviar mais 50% de luz para a lente e tem um novo sensor de 12 megapixeis. A câmara frontal é agora de 7 megapíxeis, HD.
O iPhone 7 Plus traz uma outra inovação, uma segunda câmara, que permite assim dar ao iOS a possibilidade de ter zoom óptico e digital, em tempo real.
Outra mudança importante que o iPhone traz é o fim do jack de 3,5 mm. A Apple vai agora apostar no seu conector lightning e por isso os headphones que vão acompanhar o iPhone 7 apenas funcionam com esse conector. Estará também presente um adaptador para que os auriculares antigos possam ser usados neste novo iPhone.
Ainda no campo do áudio, este novo iPhone tem agora dois altifalantes, o que lhe permite ter som estéreo, sendo estes colocados nos extremos do seu chassi.
A performance do iPhone 7 foi melhorada e, para isso, a Apple conta com o novo processador A10 Fusion. Este consegue ser 40% mais rápido que o A9 e 2 vezes mais que o A8. Segundo a Apple, os novos iPhones são os mais rápidos smartphone do mercado, graças a este novo processador.
Também na bateria estes novos iPhones foram melhorados, com mais horas de utilização. Para a Apple este novo iPhone é o que tem a maior duração de bateria, com por exemplo, mais duas horas de vida que o iPhone 6S e mais uma hora que o iPhone 6S Plus.
A novidade no espaço de armazenamento é mesmo o facto da Apple ter dobrado a sua oferta, havendo agora iPhones de 32, 128 e 256GB.
Os novos iPhones chegam já no dia 16 de Setembro e Portugal está na lista dos primeiros países que o vão receber. A Apple decidiu manter os preços iguais ao modelo anterior e por isso vamos ter como preço base os 779 euros para o iPhone 7 e 919 euros para o iPhone 7 Plus.
Leia mais: Chegaram os novos iPhone 7 e iPhone 7 Plus iPhone 7 e iPhone 7 plus chegam a Portugal a 16 de Setembro
A revolução áudio dos novos AirPods
A Apple não quis deixar a mudança da parte áudio ficar apenas no iPhone. Para isso criou uns novos headphones que vão funcionar via wireless e que permitem ligar sem complicações.
Os AirPods, que se podem ligar a qualquer dispositivo Apple, vão dar liberdade ao utilizador e permitir que estes dispensem as ligações físicas. Para além da mobilidade que oferecem, têm bateria de 5 horas e um carregador integrado na sua caixa.
O seu desenho único permitem uma colocação mais interna no ouvido, garantindo que não caem e que podem ser usados a qualquer altura, quer para ouvir, quer para falar, podendo controlar a Siri a qualquer momento.
Os AirPods chegam no final do ano e vão ter um preço de 159 dólares.
Estas são as novidades que a Apple tinha preparado para o seu evento. Os novos iPhones foram o centro de toda a atenção, por razões óbvias, mas o novo Apple Watch não deixou de brilhar e todas as restantes novidades mostraram que mais uma vez a Apple está a liderar o mercado com produtos que se destacam e que sobressaem face à sua concorrência.