Pplware

Aprenda a configurar a Touch Bar do seu novo MacBook Pro

Touch Bar… sim, das várias novidades que a Apple trouxe aos novos MacBook Pro, a Touch Bar é de longe a mais interessante e a que mais se destaca. Estes novos botões virtuais permitem mais funções e trazem usabilidade em cada aplicação.

Esta nova “barra de ferramentas” pode ser personalizada e é isso que hoje mostramos como se faz.

Ouvimos falar há muito nesta barra, vimos imagens “de conceito” sobre ela e muitos acharam que seria apenas ilustração de uma novidade que nunca iria existir. Pois bem, depois de utilizarmos esta barra no dia-a-dia e ainda sem todo o potencial que esta trará ao macOS, temos a dizer que de facto vale a pena.

Esta área de toque vai crescer em termos de utilidade, não tenham dúvidas e de certeza que irá criar a tendência e outras marcas se seguirão a colocar nos produtos correntes. Mas, no caso da Touch Bar, tudo está nas mãos dos programadores e como irão eles aproveitar esta nova ferramenta.

 

Como aceder às configurações da Touch Bar

Mas como qualquer elemento do macOS, a Touch Bar pode ser totalmente configurada, podendo ser adicionados novos botões, re-arranjados os actuais ou removidos os que não usa. Para configurar a Touch Bar só precisa de aceder às Preferências do Sistema e escolher a opção Teclado.

Nesta zona de configuração do macOS devem aceder ao separador Teclado e aí procurar o botão Personalizar Control Strip.

Ao carregarem nesse botão o ecrã será ocupado na totalidade pela configuração da Touch Bar, onde vão ver todos os botões de função disponíveis e que podem ser usados.

 

Como alterar os botões da Touch Bar

A forma de alterar os botões e funções que estão a uso na Touch Bar é simples e igual a muitas outra que são usadas no macOS. Basta que escolham o botão pretendido e que o arrastem para a posição desejada, já na Touch Bar.

As configurações gerais

A primeira zona a que podem aceder é a das configurações gerais, ou seja, as funções que temos disponíveis na forma mais básica da Touch Bar. As funções disponíveis são também mais reduzidas, uma vez que esta deve ser mantida o mais “limpa” possível. É aqui que devem ter os atalhos realmente mais importantes.

Escolham então da lista disponível quais os botões que querem adicionar e arrastem-nos para a Touch Bar. Nesta zona existe muito espaço livre e que podem ocupar com os atalhos rápidos.

Depois de colocarem todos os botões nas posições certas e para terminar, só precisam de carregar no botão OK, que está junto da lista de botões disponíveis.

As configurações do menu expandido

Para além da zona básica, a dos atalhos gerais, existe uma zona expandida com ainda mais funcionalidades e que pode também ser configurada. Para o fazerem e durante a configuração, carreguem na Touch Bar para a expandir.

Agora vão ter acesso a muitas mais funcionalidades e a muitos mais botões. Muitos estão já aplicados, mas podem re-arrumá-los e/ou remover os que não usam.

A qualquer momento podem também reverter para a configuração original. Para terminar, tal como na forma anterior, só precisam de carregar no botão OK.

 

Como configurar a Touch Bar para uma aplicação

Ao criar esta novidade, a Apple não a restringiu às suas aplicações e qualquer programador pode usá-la. Existem regras bem definidas, para que esta zona não se torne o centro das atenções e confusões.

Para alterar as configurações,  no caso de existirem botões e funções próprias da aplicação, a sua configuração pode ser acedida no menu Visualização e na opção Personalizar Touch Bar.

Ao escolher essa opção vão aceder à já bem conhecida nova área de configuração, mas que agora terá apenas botões relacionadas com a aplicação em uso.

Mais uma vez apenas precisam de arrastar os botões do ecrã para a Touch Bar e de os arrumar no local pretendido.

Podem e devem personalizar as aplicações com acesso à Touch Bar, para que assim fiquem ajustadas ao utilizador. Lembrem-se no entanto que nem todas têm disponível esta opção.

Explorem esta novidade do vosso MackBook Pro e configurem-na para esta de acordo com a vossa preferência, aumentando assim a produtividade e a simplicidade de utilização do vosso Mac.

Exit mobile version