Sabemos que cada vez há mais atenção das marcas para produzir ecrãs resistentes, também é verdade que os ecrãs estão maiores e com mais área de utilização, diminuindo a fixação em volta. Mas sabemos que há azares que acontecem.
Hoje mostramos algumas dicas para usar o seu iPhone com o ecrã partido, recorrendo a alguns recursos do sistema operativo.
Dado o custo de reparação de alguns ecrãs, muitos utilizadores usam os smartphones com o ecrã partido, principalmente os adolescentes que… usam muito mais, de forma muito mais intensiva e sem algumas preocupações “extra”.
Quando o ecrã está partido e dependendo da dimensão do estrago, várias opções ficam impossíveis de usar no seu formato nativo, a capacidade multitoque fica comprometida e até para tirar uma foto é uma luta.
Claro que há opções que muitas vezes as pessoas desconhecem, como por exemplo, usar o botão do volume para fazer o disparo de uma foto ou dar início à gravação de um vídeo.
Vários danos no ecrã do iPhone
Como referimos, as crianças e adolescentes são a maior quantidade de utilizadores com smartphones partidos, mas mesmo com esses ecrãs rachado ainda é possível funcionar com o dispositivos.
Na praia vi várias pessoas que usam o iPhone danificado dentro de uma bolsa à prova de água, tentando proteger o equipamento das areias e poeiras.
Há quem fique sem acesso ao botão Home, porque o danificou na queda e há ainda quem tenha partido o ecrã junto ao auscultador, inviabilizando uma audição de qualidade das chamadas telefónicas.
Usar a câmara com o ecrã muito danificado
Este exemplo é fácil mas nem sempre o utilizador se lembra do truque. Então quando tem o smartphone desligado e o liga, se tiver ativo o recurso Levantar para reativar que está em Definições > Ecrã e Brilho > Levantar para reativar, basta agarrar no dispositivo e, quando o ecrã ligar, deslize para a esquerda para chegar à câmara.
Agora, poderá usar os botões de volume do iPhone em vez do botão do obturador no ecrã.
Caso não tenha ativa esta função Levantar para reativar, basta pressionar o botão ligar / desligar para ativar o ecrã e usar depois os botões de volume como referido.
Uma terceira opção é usar a Siri. Basta pressionar o botão Home dois segundos (ou o botão ligar / desligar no iPhone X) e dizer “camera”. Em seguida, use os botões de volume como referido.
AssistiveTouch – Prevenir antes de remediar
Claro que há azares e azares e se o ecrã estiver partido, mas ainda mantém a capacidade de muli-toque, então ative um pacote de funções no ecrã para substituir várias ações.
Para isso vamos ligar o AssistiveTouch. Assim, quando ativar o AssistiveTouch, verá o menu do AssistiveTouch. Pode arrastá-lo para qualquer canto do ecrã e tocar no menu para o abrir.
Eis algumas formas de ativar o AssistiveTouch:
- Aceda a Definições > Geral > Acessibilidade > AssistiveTouch e, em seguida, ative o AssistiveTouch.
- Diga ao Siri “Turn on AssistiveTouch” (Ativar o AssistiveTouch).
- Aceda a Definições > Geral > Acessibilidade > Atalho de acessibilidade e ative o AssistiveTouch.
Quando o Atalho de acessibilidade estiver ativado, pode ativar ou desativar o AssistiveTouch em qualquer ecrã, utilizando o Triplo clique no botão principal.
Além deste pacote de funções no ecrã principal, poderá também invocar a Siri para ajudar. Agora muitas funções podem ser ativadas com a Siri.
Use o seu iPhone com um teclado
Outra forma de usar um iPhone que tem o ecrã partido é com recurso a um teclado externo. Se tiver um teclado Bluetooth pode emparelhar o mesmo com o iPhone. Para isso basta or a Definições > Bluetooth e emparelhe o teclado. Agora basta ligá-lo e começar a escrever.
Pode fazer todos os tipos de truques com o teclado, e muitos dos atalhos de teclado do iPad também funcionam no iPhone. Pode, por exemplo, escrever ⌘H para ir para o ecrã inicial.
Também pode ligar um teclado USB no adaptador USB Lightning da Apple.
Estas são apenas algumas das várias funcionalidades que podem ser usadas. Contudo, é curioso que muitas pessoas depois desenvolvem elas próprias alguns atalhos, para poderem usar o iPhone com o ecrã partido.
Se souberem algum truque ou atalho, partilhem nos comentários, ajudando quem desconhece estes “truques”.
Leia também: