O novo iOS7 trouxe novidades em todas as áreas. Desde a sua interface, de longe a novidade mais visível, até às aplicações que compõem esta plataforma móvel que é a mais evoluída no seu segmento.
Este sistema operativo está ainda mais ligado ao serviço Cloud da Apple, o iCloud e a sincronização de separadores foi também melhorada, se bem que apenas funciona com o Safari para OSX.
A decisão da Apple de eliminar a versão Windows do Safari veio limitar as opções dos utilizadores deste sistema operativo, mas agora passou a ser possível sincronizar os favoritos do vosso dispositivo móvel Apple com muitos mais browsers. Hoje o Pplware ensina-vos como o fazer.
O lançamento do iOS 7 veio fazer mexer toda a estrutura de serviços da Apple, que os actualizou para estarem mais próximos deste. Não foram apenas mudanças estéticas, em alguns casos, foi mesmo mudanças a partir da base.
Um dos problemas que era apontado à estrutura de sincronismo dos favoritos nos browsers da Apple era a sua dependência, natural do Safari e a pouca oferta no Windows, estando este limitado ao Internet Explorer.
Com a chegada da mais recente versão do iCloud Control Panel, este cenário foi alterado e passou a estar disponível a sincronização de favoritos entre os vossos dispositivos Apple e não Windows.
A nova versão permite agora que sincronizem esses favoritos com o Firefox e com o Chrome, para além do já existente suporte para Internet Explorer.
iCloud para Windows
Esta é uma ferramenta indispensável para todos os que usam o serviço icloud mas que fazem do Windows o seu sistema operativo de eleição (mais ou menos forçada). Com ela podemos configurar no Windows o acesso a um conjunto de funcionalidades do iCloud, tendo uma experiência quase similar à que os utilizadores do Mac OS X têm.
É verdade que no sistema operativo da Apple a integração é muito maior e que as funcionalidades são também mais amplas, mas é a forma de os utilizadores Windows terem também acesso a algumas funções.
A versão 3 do iCloud para Windows, que para já apenas está disponível em Inglês, passou a permitir que alarguem a vossa base de sincronização de favoritos e passou a incluir o Firefox e o Chrome.
Para activarem um desses novos browsers, basta que a lancem e que acedam a Bookmarks. Na nova janela vão ver já a presença do Firefox e do Chrome.
Assim que activarem esses browsers, e podem escolher os que quiserem, vai ser pedido que instalem extensões específicas nos browsers.
A somar a esta novidade, o iCloud Control Panel teve também algumas alterações estéticas, associando os seus ícones aos do novo iOS.
Outra novidade que pode ser também ser encontrada é a criação, no Menu Iniciar, de atalhos directos para os principais serviços do iCloud.com.
Chrome
A Apple necessita de ter presente nos browsers que vai usar para sincronizar os favoritos do iCloud extensões para controlar esse processo e para receber e enviar os dados.
No caso do Chrome essa extensão está presente na forma de um ícone que fica localizado na Omnibar e que quando seleccionado dá acesso à interface de gestão do iCloud Control Panel.
Depois de instalada não vão notar a sua presença, à excepção do ícone da Omnibar.
A extensão iCloud Bookmarks, no Chrome, foi criada para funcionar apenas com o Windows 7 e o Windows 8. No caso do Windows 8 apenas é compatível com a versão Destop do Chrome.
Firefox
Também foi disponibilizada para Firefox a extensão de sincronização. Caso pretendam fazer a sincronização dos favoritos com este browser devem também instalá-la.
No caso do Firefox a extensão apenas é visível caso acedam à zona de extras. Não existem quaisquer opções de configuração ou de parametrização.
Tal como no Chrome, também a extensão Marcadores de iCloud para Firefox foi apenas criada para funcionar no Windows 7 e no Windows 8.
Usem este mecanismo agora disponibilizado para manterem sincronizados o vosso Windows com qualquer um dos dispositivos Apple. A única restrição neste momento reside nesses dispositivos, que necessitam de estar a usar o Safari.
Esta é também uma excelente forma de manterem os vossos browsers sincronizados, fazendo uso do iCloud como ponto central de dados. Liguem os vossos diferentes browsers ao iCloud e aí façam a gestão desses favoritos, usando para isso um iPhone ou iPad.