Pplware

Como pode gerir os seus documentos no iPhone ou iPad com a app Ficheiros

A Apple tem uma app que, dadas as especificidades do sistema operativo iOS, é um ajuda fundamental para podermos gerir os nossos documentos, imagens e outros conteúdos que tenhamos quer no iPhone, quer no iPad.

Com o iOS 11, os utilizadores receberam a nova app Ficheiros que, com a qual, podem gerir os seus ficheiros. A verdade é que ainda é pouco usado porque ainda não foi bem explorada e é isso que hoje queremos trazer até aos nossos leitores.


App Ficheiros ajuda-o a gerir os seus documentos

A app Ficheiros é útil pois permite aos utilizadores o acesso aos seus documentos, imagens, vídeos e tudo o resto que tenham nas várias contas cloud. Para lá do iCloud, muitos usam o Dropbox, o Drive, o Mega, o OneDrive (além de outras) e todas estas contas podem ser geridas unificadamente.

Além desta gestão centralizada, o utilizador pode tirar partido de vários recursos multitarefas e é esse o nosso intuito hoje ao deixar-lhe este guia para tirar muito mais proveito desta aplicação nativa do iOS.

 

Como ativar serviços e etiquetas na cloud

A app Ficheiros inclui automaticamente os documentos guardados no iCloud. A vantagem que a aplicação oferece é que o utilizador também pode ter acesso ao conteúdo que tem noutros serviços em nuvem.

Se verificar na barra lateral de navegação, verá a opção Locais. O iCloud Drive está listado lá, bem como os ficheiros que tenha no seu iPhone ou iPad. Também irá encontrar os ficheiros excluídos recentemente.

Se olhar na imagem em cima, verá na coluna do lado esquerdo um botão no canto superior direito que diz Editar. Este botão permite ativar ou desativar serviço cloud dentro da app Ficheiros, assim como alternar a posição dos mesmos na coluna, como pode ver na imagem em baixo

Ative o seu Dropbox ou Google Drive e de seguida toque na opção OK.

Quando clica na opção Editar ficam igualmente disponíveis a alterações as Etiquetas (ver imagem acima). Pode alterar os nomes dessas etiquetas, adicionar novas, excluir velhas e reorganizá-las.

 

Mover e excluir um ficheiro

Quando tem um ficheiro que quer excluir ou mover, pressione sobre ele um clique longo. Irá aparecer uma barra com várias opções, como renomear, duplicar, copiar, excluir, mover, partilhar, marcar ou obter informações de um ficheiro.

As etiquetas permitem relacionar os ficheiros. Por exemplo, se tiver vários documentos ou pastas que queira que apareçam todos juntos quando clica em cima da etiqueta amarela, basta arrastar esses ficheiros para cima da etiqueta amarela e eles ficarão relacionados.

Poderá também ter uma área de Favoritos. O processo aqui não tem a opção arrastar mas pode Mover, usando ao clique longo em cima do ficheiro e na opção Mover escolhe a pasta Favoritos. Depois verá que na lateral estará esse ficheiro na opção Favoritos.

 

Ficheiros – Use a barra de opções e não precisa de os arrastar e largar

Não precisa de os arrastar ou largar, nem mesmo precisa de invocar a barra de ação flutuante. Se abrir uma área de ficheiros e/ou pastas, poderá selecionar os ficheiros que entender, usando a opção em cima no canto superior direito Selecionar. Depois, com um clique faz a devida selecção e usa em baixo as opções disponíveis, como Partilhar, Duplicar, Mover ou Apagar.

 

Criar uma nova pasta e adicione documentos existentes

Criar uma nova pasta e adicionar ficheiros existentes é fácil. Basta pressionar longamente num espaço em branco dentro da app Ficheiros, na zona onde quer que essa pasta fique, e clicar na opção “Nova pasta”.

Para adicionar ficheiros, basta o utilizador repetir o de arrastar e largar que mostramos anteriormente.

 

Recuperar ficheiros apagados

Apagou e depois arrependeu-se? Não se preocupe, isso acontece a todos. Se apagou acidentalmente e precise dele novamente, terá simplesmente que ir à pasta que se encontra na coluna da esquerda que diz Apagados recentemente.

Ainda bem que esta aplicação tem uma opção que permite recuperar o que foi para o lixo, pois pode ter lá caído inadvertidamente.

Se quiser apagar tudo o que tem dentro desse Lixo, abra a opção, clique onde diz Selecionar, depois escolha Tudo e no fundo da janela tem a opção Recuperar ou Apagar. Escolha.

 

E para descarregar um ficheiro para o armazenamento do iPhone ou iPad?

É simples, basta usar o ícone que tem a nuvem, uma alusão ao descarregar da cloud para o armazenamento interno do equipamento, tal como existe na App Store.

O sistema operativo depois saberá onde colocar o ficheiro, tendo em conta o seu formato. Também nas sugestões de apps que o podem abrir poderão ter apps nativas ou de terceiros.

Exit mobile version