A Apple introduziu o ano passado no iPhone 5S uma tecnologia que é, seguramente, a forma mais eficaz de proteger os conteúdos de um smartphone. A tecnologia Touch ID permite que o utilizador do iPhone 5S, iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPad mini 3 e iPad Air 2, possa desbloquear o dispositivo somente pousando o dedo no botão Home.
Além desta medida de segurança, o Touch ID permite efectuar compras na App Store e, no novo serviço Apple Pay, efectuar compras em lojas adaptadas a esta tecnologia. A nossa experiência diz-nos que muita gente já não passa sem este recurso e que pedem mesmo que os MacBooks venham também equipados com ele.
Se recebeu neste Natal um iPhone 6, iPhone 6 Plus, ou um dos iPads que têm o identificador biométrico, vamos ajudar a activar e configurar a sua impressão digital.
Os scanners de impressões digitais não são uma tecnologia nova e já têm sido utilizados em vários modelos de computadores portáteis, contudo, é uma tecnologia que tem ficado um pouco esquecida.
Mas, em 2013, esta tecnologia, que parecia arredada dos conceitos de segurança, ganha uma nova vida com o lançamento do iPhone 5S, dispositivo no qual este recurso está presente e permite aos seus utilizadores desbloquear o mesmo a partir da sua impressão digital, descarregar aplicações, fazer compras, entre outras, tornando-se quase indispensável para os utilizadores Apple.
Assim, o que nos traz hoje a este tema é ajudar o utilizador a configurar este sistema colocando vários dedos na base de dados do dispositivo da Apple.
Como Configurar o Touch ID
Quando está a configurar um iPhone 5S, um iPhone 6, iPhone 6 Plus, um iPad Air 2 ou um iPad Mini 3 novo, irá ser solicitado que introduza dois recursos de segurança, a sua impressão digital e um código de quatro dígitos (ou uma palavra-passe extensa), como se de um código PIN se tratasse.
Estes recursos serão depois utilizados mais tarde para várias funções, como desbloquear o dispositivo ou até mesmo instalar aplicações através da App Store sem necessitar do seu Apple ID.
1º Passo
Para iniciar a activação do Touch ID deverá aceder a partir do seu dispositivo às Definições e, logo de seguida, a Touch ID e código. Neste momento irá ser-lhe solicitado que coloque o PIN que definiu anteriormente para proteger o seu dispositivo.
Depois de ter inserido o seu código PIN irá ser-lhe mostrado um menu que poderá activar várias opções, entre os locais onde poderá utilizar o Touch ID. Além disso, poderá adicionar até 5 impressões digitais.
Para adicionar uma nova impressão digital basta agora pressionar o botão Adicionar Impressão Digital.
2º Passo
De seguida, irá aparecer um ecrã onde é pedido para colocar a sua impressão digital. Deve colocar o dedo a cobrir a totalidade do botão Home mas não pressionando o botão. Depois de seguir todas as instruções, a sua impressão digital ficou guardada.
Terminado este processo, a impressão digital foi adicionada a esta lista, no entanto, nesta lista as impressões digitais não são guardadas com nenhum nome personalizado. Pode, contudo, personalizar cada dedo, ou então o iPhone diz-lhe que dedo está já identificado no Touch ID, basta pousar o dedo no sensor e verá esse dedo ficar identificado nessa lista, como pode ver na imagem em cima.
3º Passo
Caso pretenda que outra pessoa tenha acesso ao seu iPhone e a tudo o que o Touch ID permite, então coloque nessa lista a impressão digital dessa pessoa. Embora cada dispositivo deva somente ter um utilizador, mesmo porque no iOS poderá ter a Partilha com a família, o que evita que seja necessário terem acesso ao seu iPhone para muitas acções.
O processo é o mesmo que o anterior, apenas identifique qual o dedo que pertence a terceiros, é mais fácil de remover posteriormente, quando assim o entender.
4º Passo
Explore o que existe neste menu do Touch ID. Se reparar, este menu permite definir as acções do Touch ID, poderá usar para Desbloquear o iPhone e fazer compras no iTunes e App Store. Permite aqui colocar, remover ou alterar o código de acesso ao seu iPhone, que será sempre activo, até porque é o primeiro reduto para se proteger.
Além disso, permite definir o que estará acessível quando o seu iphone estiver bloqueado. É importante que saiba o que está aqui em causa.
Para muitos utilizadores que nunca utilizaram este recurso, tudo isto poderá parecer um pouco inútil e banal mas para quem é utilizador assíduo de dispositivos da Apple com certeza esta será uma funcionalidade muito útil pois não terá de estar a inserir qualquer código ou qualquer palavra passe sempre que precise descarregar alguma aplicação por exemplo.
Também deixamos uma sugestão: Porque tem sempre o código de acesso no seu iPhone, desligue o PIN do seu cartão SIM, dessa forma, se um dia o perder ou for roubado, este ligar-se-á à rede automaticamente sempre que o iPhone for ligado. Como tem código de acesso, o ladrão não conseguirá entrar no iPhone, mas este poderá dizer onde está, através do serviço Encontrar o meu iPhone.