Pplware

Como aceder aos ficheiros do iCloud através do Finder

Com o lançamento do Mac OS X Mountains Lion tornou-se possível usar o iCloud como “entreposto” para que possamos transferir e guardar os nossos documentos entre os vários dispositivos Apple e entre várias aplicações que utilizam a iCloud para sincronizar os seus documentos.

Mas, o que nós queremos muitas das vezes é ter acesso ao ficheiro lá guardado sem termos de abrir qualquer aplicação que sincronize esse documento, ter acesso directo do nosso Mac à iCloud e retirar o ficheiro para o trabalhar como o quisermos. Isso é possível, vamos ver como o podemos fazer a partir do nosso Finder.

Podemos, de forma simples, ter acesso a esses ficheiros armazenados no iCloud, directamente a partir do Finder. O Mac OS X esconde os documentos da cloud dentro do próprio sistema, armazena-os localmente para ser mais fácil gerir os mesmo a partir do computador, vamos então ver como podemos chegar até eles.

Para aceder aos documentos iCloud, abrimos o Finder, seleccionamos na Barra de Menus > Ir > Ir para Pasta... agora escreva “/Users/[a sua pasta de utilizador]/Library/Mobile Documents/”, altere os parêntesis rectos e o que está dentro deles com o nome da sua pasta de utilizador. Esta é a pasta que armazena todos os seus documentos, e os classifica pela aplicação que os criou.

Pode também criar um atalho na barra lateral do Finder. Para fazer isto basta navegar pela pasta do iCloud, na Barra de Menus, Ficheiro e Adicionar à barra lateral. Se clicar na tecla shift quando o menu Ficheiro estiver aberto, poderá ver a opção Adicionar à Doca e aí poderá adicionar um atalho desta pasta da iCloud à Doca. Aqui estão duas boas alternativas e um dica muito interessante.

Exit mobile version