Os rumores sobre o suposto carro da Apple têm vindo a crescer e são a prova de que a empresa está mesmo a preparar algo nesta área.
As informações surgem de forma periódica e cada vez mais consistente. A mais recente informação dá conta da data em que a Apple quer ter o seu carro pronto. Será em 2019, e trará toda a tecnologia que a Apple está a desenvolver para ele.
Ainda sem um nome conhecido, o projecto da Apple tem ainda o nome interno de projecto Titan, e irá trazer para o mercado o primeiro carro eléctrico da empresa.
O reforço das equipas dedicadas ao carro eléctrico da Apple, que actualmente comporta 600 pessoas, mas que deve triplicar em breve, mostra que a empresa de Cupertino se prepara para lançar no mercado algo de diferente e que não é a sua habitual área de actuação.
As várias contratações que tem feito, bem como a movimentação de técnicos dentro da empresa, mostram do empenho da marca em tê-lo no mercado o mais depressa possível.
A data agora apontada, e que foi referida por fontes ligadas ao processo ao Wall Street Journal, apontam para 2019 como sendo o ano em que o carro da Apple verá a luz do dia.
Uma data tão próxima pode significar algumas alterações ao projecto inicial, que deixará de ser um carro autónomo, para passar a ser uma viatura conduzida de forma normal, mas mantendo a sua vertente eléctrica.
Esta característica diferenciadora ficará para mais tarde, depois de devidamente desenvolvida e testada. Claro que deverá também passar todas as avaliações das entidades competentes.
A nova data antecipa em um ano a originalmente falada e vem mostrar a forma intensa que a Apple está a aplicar neste seu desenvolvimento.
Depois de um ano de estudos de viabilidade de mercado e de reuniões com as entidades reguladoras, é agora a hora de colocar na prática tudo o que foi decidido e avaliado.
Mesmo com a perda do que seria a sua característica mais apelativa, a sua autonomia, o Apple Car deverá chegar ao mercado para tentar bater o que a concorrência terá disponível, e com alguns anos de avanço.
Curioso será também ver de que forma o seu carro autónomo, que chegará mais tarde, se irá comparar ao que as restantes empresas tecnológicas, em particular a Google, estão a desenvolver.
A experiência já adquirida pela gigante das pesquisas pesa a seu favor e dificilmente a Apple conseguirá superá-la.