Pplware

Carro autónomo da Apple já circula nas estradas da Califórnia

Falar do carro autónomo da Apple era, até hoje, falar de uma ideia que muitos conheciam e que poucos tinham a certeza de ser real. Sempre envolto em mistério e em dúvidas, este era um projeto que era apenas uma ideia.

Agora tudo mudou e a Apple tem finalmente o seu primeiro carro de testes a circular nas estradas da Califórnia, mas a desilusão pode ser grande. O carro usado é um Lexus RX450h, igual a tantos outros que por lá já circulam.


O carro autónomo da Apple já circula

Este primeiro carro autónomo de testes da Apple é o início do programa de testes que a empresa vai iniciar, depois de ter recebido, em meados deste mês, a autorização da DMV para circular nas estradas da Califórnia.

Esperar-se-ia algo mais moderno e mais apelativo, mas aparentemente a Apple quer começar do início e evoluir lentamente até ter a sua tecnologia bem amadurecida e, quem sabe, pronta a aplicar num carro seu.

Os sensores do carro autónomo da Apple

Do que é possível ver, nestas primeiras imagens obtidas pela Bloomberg, este carro está equipado com um conjunto alargado de sensores, todos eles normais e possíveis de comprar por qualquer fabricante.

Destaca-se um lidar de 64 canais, topo de gama, da Velodyne Lidar Inc., pelo menos dois radares e vários sensores, que vão mapear as estradas e dar informação essencial aos computadores que estão dentro do Lexus.

Há algo de diferente neste carro autónomo?

Os sensores e outros equipamentos presentes aparentam ser produtos comprados numa qualquer loja de um dos fornecedores destes equipamentos e não peças criadas de forma específica para o carro da Apple.

Esperar-se-ia um pouco mais, mas dado que é apenas o primeiro carro de testes, pode ter sido tomada a decisão de criar um sistema padrão, construído com o que o mercado oferece e dai para a frente fazê-lo crescer.

O que esperar deste carro autónomo da Apple

Depois de se ter falado que a Apple iria criar um carro seu, primeiro elétrico e depois autónomo, a ideia que mais força tem ganho é a de que a empresa está a criar software que depois poderá vender a terceiros para que equipem os seus carros.

Para já, a única certeza é que a Apple tem o seu primeiro carro na rua e que os seus testes vão começar, para ter acesso a um produto que, como é normal na empresa, só no fim se saberá o que é.

Exit mobile version