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Carro autónomo da Apple poderá ter um modo remoto que o conduzirá até ao hospital

A Apple dá grande importância à acessibilidade, saúde e cuidados médicos. Dessa forma, ao longo dos anos, tem capacitado os seus dispositivos com funcionalidades dedicadas a estas áreas. Assim, não será de estranhar que o carro autónomo da Apple terá controlo remoto em caso de emergência.

O sistema proposto poderá conseguir conduzir de forma autónoma o carro em caso de emergência médica até a um hospital. Com segurança e rapidez, a viatura receberá indicações e, ao mesmo tempo, o hospital será alertado da sua chegada.


Apple quer controlo remoto em caso de emergência no seu carro autónomo

Se num caso de um acidente, uma viatura tiver de transportar alguém ao hospital, ela desloca-se rapidamente e muitas vezes vai o mais rápido que consegue. Há casos onde os veículos privados são usados para levar alguém a um hospital, centro de saúde ou ir ao encontro de uma ambulância a meio de caminho para o devido socorro. Contudo, esta prática tem os seus riscos e se o condutor não tiver as devidas habilitações, pode prejudicar terceiros.

Segundo uma patente publicada pela entidade responsável pelas marcas e patentes dos Estados Unidos, a Apple tem um sistema para resolver estes problemas. Assim, com o “Controlo Remoto Autorizado” da Apple, a viatura passa a ceder o controlo dos movimentos a um operador remoto. Desta forma, este especialista irá ativar todos os recursos de emergência e levará a viatura até à unidade de socorro mais próxima.

No entanto, como descreve a Apple, este sistema somente estará disponível num emergência relacionada à saúde.

 

Controlo Remoto Autorizado

De acordo com a patente, uma solicitação poderá ser feita a um sistema de controlo de direção remoto de um veículo através da consola do carro. Além disso, o mesmo comando também pode ser enviado automaticamente pelo próprio veículo, se detetar, com base nos dados do sensor, que há uma emergência em curso.

Uma vez que um pedido de assistência é feito, o carro pode receber uma solicitação de controlo remoto, que deve ser autenticada antes que o operador remoto possa assumir, a fim de evitar que pessoas não autorizadas conduzam o veículo. Posteriormente, e uma vez autenticado, haverá acesso aos vários sensores e controlos do veículo por parte do operador remoto. Este levará a viatura até ao destino e somente lá abandonará o modo ativado.

Na patente estão descritas as tecnologias de navegação usadas, métodos de controlo, sistemas de alarmística e outros sistemas auxiliares de socorro a usar durante a ação. Além disso, a patente mostra que esta ideia da Apple tem já vários anos e que acolhe “invenções” datadas de 2003.

 

Saúde do ocupante pode estar a ser monitorizada em tempo real

Por toda parte, o sistema remoto pode emitir instruções para o veículo em trânsito, e pode usar sensores internos para monitorizar o estado do ocupante, permitindo uma possível mudança de planos dependendo das alterações da situação.

A patente refere-se continuamente a um “sistema de controlo remoto” para a força motriz externa do veículo durante a viagem. Embora isso possa ser para um sistema de computador central, podendo este emitir instruções de direção ou um destino exato e uma rota para o veículo, também poderá significar que uma pessoa pode controlar manualmente o veículo remotamente. Contudo, como refere a patente, este controlo depende da autorização e tem algumas condicionantes, como circular rápido, mas dentro do que a lei permite e com auxílio de outros sistemas de segurança do automóvel autónomo.

Segundo o que se pode perceber, o cenário de monitorização interna pode ser realizado por um profissional médico. Este agente poderá supervisionar o trânsito, vigiar o estado de saúde do paciente e ainda fornecer conselhos ao paciente e aos passageiros sobre as ações possíveis de executar para ajudar enquanto estão em movimento.

 

Apple regista projetos semanalmente

Conhecendo um pouco da forma como a Apple atua, sabemos que a empresa de Cupertino tenta ser sempre pragmática na evolução tecnológica. Assim, a empresa regista vários pedidos de patentes semanalmente. Embora os registos não sejam uma garantia de que a Apple incluirá os conceitos num qualquer produto, também é verdade que, de alguma forma, veda a área em estudo e investiga mais nesse caminho.

A patente reside em grande parte no “Projeto Titan“, nome genérico da investigação de veículos automóveis e autónomos da Apple. Embora originalmente se pensasse em se concentrar no desenvolvimento de um veículo autónomo da marca Apple, também se voltou mais para o desenvolvimento de sistemas de veículos autónomos.

Atualmente, a Apple está a usar uma frota de veículos na Califórnia para testar a sua tecnologia de autopropulsão, que poderá ser fornecida aos fabricantes de automóveis em vez de serem usados ​​nos seus próprios projetos de veículos.

Em resumo, podemos pensar que a Apple estará a rechear um projeto com outros sistemas e que este terá uma tentacularidade que vai deste a condução autónoma até ao socorro prestado remotamente. Além disso, estão contidas tecnologias suportadas por vários sensores já em teste e outros em uso. Assim, não sabemos se será uma solução “chave na mão” ou se será um componente para um carro Apple.

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