Embora pudesse usar outros recursos para recuperar o sistema e voltar a usar o mesmo, estava também na hora de o formatar e voltar a instalar tudo com método. No entanto gastei algumas horas quando não precisava, se tivesse usado em tempos o Carbon Copy Cloner.
Recorrendo a esta ferramenta, podemos facilmente criar um clone do nosso disco rígido e num ficheiro ter as configurações do sistema, os drivers, os programas e até os dados que depositamos no nosso computador.
Eu não produzi o clone do meu disco com os ficheiros (documentos, música, fotos, etc..) para tornar o clone mais pequeno e porque já tenho os dados guardados na Time Capsule.
Esta cópia pode ser actualizada sempre que entender, pode usar um disco externo e de tempos em tempos pode actualizar este backup.
A utilização é muito simples: do lado esquerdo da janela – que pode ver na imagem de início – estará a área que o utilizador quer salvaguardar. Pode escolher tudo, o disco completo ou pode apenas escolher algumas pastas a serem guardadas.
Depois escolhemos o local: disco externo, partição do disco criada para o efeito, ou um outro suporte, como por exemplo um qualquer outro Mac que poderá ser utilizado via endereço IP. Para usar máquinas remotas deve criar uma credencial para esta ser usada como destino das cópias.
Feito isto deverá ter em atenção uma série de outras funcionalidades como a compressão do ficheiro a ser criado, se quer ter um disco bootable (de arranque), se pretende apagar os dados na origem depois destes estarem já salvaguardados, se pretende cópias totais ou incrementais e até se pretende que essa cópia seja segura por password.
Se um dia voltar a ter o azar de perder o sistema operativo, pode facilmente recuperar a integridade do seu sistema restaurando a cópia que feita previamente.