Pplware

Camera+ – Fotografias Criativas no iPhone

O iPhone 4 é uma máquina fabulosa. Quem o tem sabe do potencial do equipamento. Claro que nem tudo é de topo, e neste caso falo essencialmente no software nativo que a Apple desenvolveu para controlar a câmara de fotografar.

Mas, claro, There’s An App For That!

Neste caso muito particular, existem dezenas de aplicações para aproveitar as potencialidades da nova câmara de fotografar. Uma das mais populares, e das mais interessantes, é a Camera +, uma ferramenta que potencia a utilização do iPhone para fazer fotografia, permitindo uma série de manipulações de imagem e muitas outras ferramentas para o mundo das redes sociais.

Esta aplicação recorre a uma série de ferramentas para se destacar no mundo da fotografia… dentro do vasto leque de apps para iPhone. Com ferramentas que estabilizam a imagem para obturar, com temporizador do disparo e com filtros para aplicar nas fotografias, esta app é com certeza uma mais valia em qualquer iPhone 4.



São detalhes, como o podermos preparar a exposição em pontos separados, para o iPhone focar antes de disparar… tudo com o toque de dois dedos em simultâneo sobre a quadrícula no ecrã sobre os pontos a melhorar. Isto diferencia-se da restante oferta, pois o software irá ajustar-se e melhorar a qualidade da imagem captada.



O zoom digital e os vários modos de flash, são outra oferta capaz de proporcionar um melhor aproveitamento da função fotografia no iPhone. Claro que no caso do zoom tudo terá de ser bem avaliado para não ficar com uma foto carregada de grão.

No que respeita ao Flash, esta aplicação além dos modos normais: desligado, ligado em todos os disparos e automático, ainda adicionou o modo lanterna ou luz permanente. É uma outra forma de equilibrar os brancos sem o choque do disparo momentâneo.

Sugiro que tenham em atenção a proximidade da fotografia do objecto a fotografar, pois a intensidade do flash não é controlável e o mais certo é “queimarem” a fotografia.



Mas há mais… aliás o melhor ainda está para vir.

Nesta versão foi incluída uma Lightbox.

O utilizador, após recolher as imagens, pode começar o processo de edição e melhoramentos. Esta aplicação traz uma série de ferramentas: podemos mexer na temperatura da imagem, afinando ao nosso gosto. Podemos mexer na intensidade da luz, aplicando mais luz ou retirando alguma, se a foto estiver demasiadamente iluminada. Podemos equilibrar os brancos recorrendo a um modo artificial de expor a imagem à luz interior, simulando alguns cenários de iluminação.



Depois podemos fazer ajustes directos na imagem: rodar na vertical ou na horizontal, rodar mais à esquerda ou mais à direita, tudo à vontade do “freguês”.

Como em qualquer outro software da especialidade, este também permite operações mais simples como recordar a imagens ou definir um tamanho standarizado.



Para elevar as funcionalidades desta aplicação, devo destacar os efeitos FX. Aqui o “artista” pode colorir a sua fotografia, pode dar um aspecto mais retro fazendo sobressair cores e tipos de imagens de outrora, imitando as fotografias analógicas saídas de uma Polaroid. Nada como depois colocar uma moldura.


Sim.. ainda oferece molduras para dar o toque final à imagem. E para esta não cair no esquecimento e ficar mesmo confinada ao passado, o utilizador pode partilhar a sua arte no Facebook, Twitter e Flickr.

Caso as imagens não sejam para expor… partilhe apenas por mail… tudo sem sair da aplicação.

Ficam com um exemplo bem propicio à quadra que nos aproximamos.


Tenham um Feliz Natal.


Licença: Shareware (preço=0.79 €)
Sistemas Operativos: iOS 3.1+
Download: Camera+ 2.0 [16.4MB]
Homepage: Tap Tap Tap

Exit mobile version