Pplware

Caffeine 1.1.1 – Mantenha o Mac acordado

Com a abordagem ao mundo Mac, comecei a sentir falta de algumas ferramentas e funções que anteriormente utilizava. O Mac traz uma gestão de energia muito “apertada” e sensível graças ao sensores de luz que equipam a máquina. Uma das acções que por vezes incomoda, é a diminuição parcial de luz no ecrã. O Mac fica com uma tenue luz que atrapalha quando estamos a ver um filme ou quando estamos a ler sem mexer no rato ou nas teclas.

Para resolver essa situação e segundo alguns utilizadores mais experientes em Mac, utilizarei o Caffeine, um estimulador que não o deixará adormecer apenas em certas ocasiões.


A função do Caffeine no Mac (cafeína) é bastante similar à reacção nos humanos, manter o Mac acordado. Enquanto o Caffeine estiver a correr, o seu Mac não entrará no modo de screen saver nem o ecrã começará a escurecer.


Para que serve?

Vejamos uma situação. Está a ver um filme no seu Mac e a partir de algum tempo sem mexer no Mac, ele começa a adormecer. Qual a solução, sem alterar as preferências do sistema?

Exactamente, o Caffeine. Um dos prós do Caffeine é a possibilidade de escolher um tempo para que o Mac se mantenha “acordado”. Pode mantê-lo indefinido ou de 5 minutos até 5 horas.

Como funciona?

A aplicação, depois de executada, fica na barra de menu, do lado direito e permite apenas com um clique no ícone (a chávena) activar ou desactivar. Se clicar com o botão direito do rato (ou ⌘-click), poderá ter acesso às preferências e escolher o tempo que pretende ter o Mac sempre bem desperto e acordado.

Outros Sistemas Operativos

Existe esta aplicação também para Linux e para Windows, onde podem executar funções similares.

Em Linux o utilizador pode ter um leque de “afinação” maior do que no Mac. Já no Windows o serviço é simples como no Mac e evoluiu apenas até ao Windows XP, no entanto funciona nas versões mais recentes do Windows. Nenhuma das aplicações foram desenhadas pela mesma empresa/pessoas, no entanto servem para o mesmo efeito.


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Mac OS X
Download: Caffeine 1.1.1 [250.60KB]
Homepage: Caffeine

Exit mobile version