Desde as primeiras versões do iOS 11 que se procura uma forma de conseguir jailbreak a esta nova versão. Este não tem sido um processo simples, não havendo ainda resultados.
Tudo parece estar a mudar devido a um simples tweet de um funcionário da Google que deixou toda a comunidade atenta. Há uma nova falha no iOS e que pode abrir as portas ao jailbreak, mas o caminho é ainda longo.
O jailbreak no iOS depende de falhas do sistema operativo para que se consiga alcançar e controlar áreas que normalmente estão vedadas aos utilizadores. Só assim é possível contornar o sistema e ganhar o controlo absoluto.
O jailbreak para iOS vai chegar em breve?
Um tweet lançado na semana passada veio deixar muitas dúvidas na comunidade que se dedica a encontrar estas falhas e, ainda para mais estando a sua origem no investigador Ian Beer, que trabalhar para o projeto Zero da Google.
If you're interested in bootstrapping iOS 11 kernel security research keep a research-only device on iOS 11.1.2 or below. Part I (tfp0) release soon.
— Ian Beer (@i41nbeer) December 5, 2017
Foi o próprio Ian Beer que já antes tinha reportado à Apple 5 das 15 falhas que a versão 11.2 do iOS veio corrigir. A nova informação, que vai em breve ser tornada pública, pode abrir as portas para a criação de uma solução de jailbreak em breve. É claro que este investigador não a vai lançar, mas irá mostrar a falha publicamente para que outros a possam investigar.
iOS 11, o mais resistente SO da Apple
É preciso regressar à versão 10.2 do iOS para se conseguir explorar o sistema e conseguir ter acesso ao jailbreak. A versão 11 deste sistema operativo tem conseguido, até agora, manter-se inviolada e sem qualquer falha que pudesse ser explorada para jailbreak.
Já por diversas vezes foram apresentadas falhas de segurança que prometiam ser a porta para novas soluções de jailbreak, mas todas acabaram por não levar a nenhuma proposta concreta.
Porque chegou esta falha pela Google?
O mais curioso desta situação é que surgiu de dentro da Google, no projeto Zero. Pode parecer propositado, mas é esta a sua essência, a deteção de falhas noutros sistemas e a sua comunicação para que sejam resolvidas com a máxima brevidade.
Resta agora esperar e ver se é desta vez que se concretiza a promessa da criação de jailbreak para o iOS 11. O alerta está dado, recomendando aos utilizadores que fiquem no iOS 11.2 e que aguardem novidades.