Apresentadas na última WWDC, as novas versões dos sistemas operativos da Apple estavam em testes privados desde o dia do seu lançamento.
A Apple tinha prometido para o início deste mês as primeiras versões de testes públicas. Assim, desde hoje estão disponíveis para quem quiser arriscar!
Estas novas versões dos principais sistemas operativos da Apple trazem novidades que reinventam a forma como os utilizadores podem usar as máquinas da Apple. São novidades que incorporam as mais recentes ideias e as mais recentes novidades que a Apple trabalhou ao longo do último ano.
Antes de estarem prontas a chegar a todos os equipamentos, precisam de passar por um exaustivo programa de testes e, para isso, a Apple conta com os utilizadores. É com as versões beta, dedicadas aos utilizadores, que a Apple procura detectar e corrigir eventuais erros e problemas que forem surgindo.
iOS 10
Uma das principais novidades da WWDC foi o iOS 10. Foi neste sistema operativo que a Apple dispensou mais tempo e desenvolvimentos. Esta versão está mais apelativa a nível gráfico, principalmente no ecrã de bloqueio e no ecrã principal. Houve cuidado em dar acesso a mais informação nos widgets, que comportam agora vídeo e outras informações.
A Siri tem também, no iOS 10, um papel importante. Passa a estar integrada com o teclado e consegue prever grande parte das respostas, olhando apenas para a conversação e para a informação adicional que tem. A Siri passa também a estar aberta aos programadores, que podem integrá-la nas suas aplicações e dar-lhe acesso a todas as informações que existem nas apps.
macOS Sierra
O sistema operativo de desktop da Apple recebeu muito mais que actualizações ou novidades. Mudou de nome e agora chama-se macOS. Esta mudança traz uma aproximação maior aos restantes sistemas da Apple.
Mas tem em si algumas novidades de peso que o renovam e o lançam para o topo. A Siri é a primeira novidade e vai dar aos utilizadores a presença da assistente pessoal em todos os momentos. Não se limitará a responder a questões, mas dará acesso a todo um mundo de informação, que até agora tinha de ser pesquisado manualmente.
Mas as novidades continuam com a possibilidade de desbloquear este sistema apenas com a proximidade de um iPhone ou de um Apple Watch, melhorando a utilização do sistema operativo. Há ainda um copy/paste universal, que transporta para todos os dispositivos o que for copiado noutro.
Por fim teremos o Apple Pay integrado no Safari, permitindo pagar compras e outros bens directamente no browser, com a confirmação no iPhone.
Como aceder a estas versões
Para ter acesso a estas novas versões, os utilizadores precisam apenas de aceder ao site da Apple dedicado às versões de testes – beta.apple.com – e autenticar-se com o vosso Apple ID. Uma vez lá dentro, necessitam de escolher o sistema operativo relativo às versões beta que pretendem aceder e seguir as instruções da Apple.
No caso do iOS 10, precisam de instalar um perfil e depois de realizar a actualização que vai surgir. No caso do macOS Sierra precisam apenas de usar o código fornecido na App Store para descarregarem a versão de testes. O passo seguinte é instalar esta nova versão.
Estas versões vão ser actualizadas de forma periódica, com correcções de problemas e de pequenas falhas que existam, rumo à versão final, que se espera que surja em Setembro.
Recordem que são versões de testes propensas a problemas e a falhas, pelo que a Apple não recomenda que sejam usadas em máquinas de produção.