Adquiri um novo computador da Apple, um iMac de 27 polegadas – edição 2017. Uma nova estação de trabalho para, finalmente, dar a reforma devida ao MacBook Air comprado em 2013.
A nova máquina, virtuosa por mérito próprio não é, contudo, isenta de algumas imperfeições notórias desde o primeiro dia. Apesar de ser este modelo que, na minha opinião, apresenta a melhor relação preço qualidade, apresenta ainda assim alguns entraves. A capacidade de memória RAM é um deles, mas há solução bastante acessível.
Equipado com um ecrã de 27 polegadas, resolução 5K, acabei por adicionar também o melhor processador disponível para o mesmo. Por conseguinte, tenho aqui o Processador Intel Core i7 quad‑core a 4,2 GHz de 7.ª geração.
Ainda assim, desde o primeiro dia que senti que algo não estava bem. Ou melhor…algo podia estar bem melhor! Sobretudo quando utilizava algum software de edição de fotografia ou vídeo, aí então tornava-se mais evidente que algo estava em falta.
Refiro-me, claro, à memória RAM. Neste iMac de 27″ da Apple a configuração base inclui 8GB de memória RAM. Era pouco, eu já sabia, mas a minha carteira não me perdoaria mais um devaneio!
As configurações adicionais de memória RAM da Apple são absurdamente caras, não há outra descrição. Faça o que fizer, não invista nas soluções de RAM da própria marca, não neste modelo de 27″!
A solução
Felizmente há uma solução menos onerosa do que a proporcionada pela Apple mas só no modelo de 27 polegadas. Só aqui é que o utilizador pode aceder à memória RAM. Só aqui é que podemos fugir aos preços praticados pela marca.
Assim sendo, durante vários meses (sobre)vivi com 8GB de RAM no meu iMac de 27 polegadas. O problema não estava no processador nem mesmo no armazenamento (Fusion Drive). A resposta assentava, claro, na memória RAM. A partir de então decidi começar a equacionar o investimento em mais memória RAM, começando por me inteirar das especificações técnicas exigidas pela Apple. Este ponto é de extrema importância.
Certifique-se que a memória que vai comprar segue as instruções de atualização da memória RAM fornecidas pela Apple. Para o efeito, poderá inteirar-se aqui de todas os requisitos técnicos para a RAM.
Utilize SO-DIMM (Small Outline Dual Inline Memory Modules) que cumpram todos estes critérios:
- PC4-2400 (19200)
- Sem buffer
- Sem paridade
- 260 pinos
- SDRAM DDR4 a 2400 MHz
A partir daqui a escolha da marca/fornecedor e quantidade de memória fica totalmente ao seu critério. Existem diversas soluções, tendo eu optado pela menos onerosa na altura. Acabou por ser a CORSAIR CMSX32GX4M2A2400C16 Vengeance 32GB (2x16GB), adquirida através da Amazon.
Todo o processo pode ser acompanhado através do seguinte vídeo:
Relembro ainda que este tutorial e este procedimento só é válido para o modelo de 27 polegadas. Infelizmente, no modelo de 21 polegadas estamos limitados às soluções da Apple.
Ainda assim, espero que o tenha ajudado a poupar várias centenas de euros com esta solução.