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As 10 principais razões que levam a Apple a rejeitar aplicações

Para quem desenvolve aplicações para a loja da Apple, a App Store, sabe que esta será testada e terá que passar por um teste rígido por parte de testers da Apple antes de esta ficar disponível na store.

Até hoje, as razões, ou as principais razões, que levavam a Apple a rejeitar as aplicações eram desconhecidas, mas agora a Apple disponibilizou um documento a explicar quais os principais motivos para a sua rejeição.

Vamos conhece-las!

Mesmo antes de se conseguir submeter a aplicação desenvolvida para a store esta tem que seguir um protocolo, como por exemplo:

 

Notas:

Todas as aplicações tem que estar prontas e configuradas para ecrãs maiores (iPhone5), regra definida pela Apple no ano passado.

Segundo as novas regras, depois de uma aplicação ter sido submetida não se pode proceder a alterações de informação, como por exemplo, screenshots. Para se fazer alterações tem que se voltar a enviar a aplicação para revisão.

 

Depois da aplicação ter passado por estes primeiros passos, será então enviada para revisão. Ao contrário do que se passa por exemplo com as aplicações que são enviadas para a Play Store, na App Store da Apple elas são aprovadas, em média, em 24horas. Uma aplicação na App Store demora em média 1 semana a ser aprovada. Quando se trata de um update, normalmente no prazo de 1 / 2 dias temos a aplicação disponível na store.

  Mas nem todas as apps são aprovadas e há uma grande taxa de rejeição, que, segundo a Apple, são motivadas por 10 principais razões:

1. Crashes and Bugs Antes de enviar um aplicação para revisão esta tem que ser bem testada, e não deve de ter nenhum bug.

2. User Interface

A Apple dá grande importância à interface das suas aplicações, como tal, antes de enviarem a vossa aplicação para revisão, há que ter em conta este pormenor, se é uma app com uma interface amigável e de fácil utilização.

3. Links que não funcionam Se a vossa aplicação tiver links para páginas de Internet, de registo ou outras, verifiquem se estes links estão a funcionar e se não se enganaram a escrever os endereços.

4. Informação temporaria Se tiverem na vossa aplicação, por exemplo, um botão que diga que a funcionalidade irá estar disponível brevemente, a vossa aplicação será rejeitada.

5. Informação incompleta Antes de se enviar a aplicação para a store, enviem toda a informação necessária para a Apple (explicado na primeira parte do artigo). Por exemplo, se a aplicação tiver login, enviem para a Apple um username / password de testes para eles a poderem testar. Caso existam partes mais complexas da aplicação, enviem um vídeo para a Apple a explicar como funciona a vossa feature. Outra parte importante, é manterem a vossa informação atualizada, por exemplo, o email, caso a vossa app seja rejeitada, irão receber uma notificação com o erro e podem assim enviar um email a Apple a explicar o porque de acontecer o erro.

6. Publicidade Caso a vossa aplicação implemente a framework de Publicidade, esta tem que estar a funcionar logo desde início. Se durante a altura de testes, a publicidade não aparecer a vossa aplicação é rejeitada. Se a vossa aplicação não passar de um conjunto de páginas Web, com interações “a lá web” a vossa aplicação poderá ser rejeitada também.

7.Submeter aplicações semelhantes para a store Caso as aplicações enviadas para a store, através da mesma conta da Apple, sejam todas bastante semelhantes, o risco da aplicação ser rejeitada aumenta.

8. Descrição insuficiente A descrição da aplicação e os screenshots, tem que mostrar o que é que a aplicação é capaz de fazer na sua totalidade, caso os screenshots não tenham nada a ver com a aplicação e a descrição esteja “desalinhada” com a realidade da aplicação, a aplicação poderá ser rejeitada.

9. ‘Enganar’ utilizadores A aplicação tem que funcionar tal e qual como é anunciado aos utilizadores. Não se pode dar a entender a um utilizador que a aplicação é uma coisa, quando na verdade não o é!

10. Falta de funcionalidades Caso a vossa aplicação traga poucas funcionalidades a possibilidade da mesma ser rejeitada também aumenta. Antes de enviar uma aplicação para a store, vejam o que há de “concorrência” e tentem perceber se realmente o que fizeram traz algo de novo para store!

 

Percentagem total de rejeição de app’s

 

58% Devido as 10 razões apontadas (Apresentadas a cores)

42% Outras razões (Cinza)

 

Para evitar estes problemas os developers devem de ler as Guidelines da Apple.

Fonte: Apple

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