O sistema operativo móvel da Google, o Android, é inquestionavelmente o mais popular do mundo. A par disso, a loja de aplicações Google Play tem mais aplicações que a concorrente da Apple mas tal não significa uma maior receita.
De acordo com um relatório recente da Annie, as apps Android ganham ao nível dos downloads mas são as apps iOS que geram mais dinheiro.
Repetindo um pouco aquilo que tem vindo a acontecer nos últimos anos, com menos downloads de app a Apple tem conseguido gerar uma receita superior à concorrente Google. Como se pode ver no gráfico seguinte, o número de downloads de apps no Google Play tem aumentado significativamente (em 2015 foi atingida a marca dos 200 milhões de downloads) enquanto na Apple Store o volume de downloads se mantém linear (em 2015 a App Store registou cerca de 100 milhões de downloads).
O relatório revela que o crescimento do número de downloads no Google Play se deve à expansão da loja de aplicações para países emergentes como a Índia, México e Turquia.
Em termos de métrica comercial, como é referido, a Apple continua a facturar mais que a sua rival. Em 2015 as apps para iOS tiveram uma receita 75% superior comparativamente às apps para Android.
A China tem sido o país onde a Apple tem conseguido “ganhos incríveis” onde o número de downloads aumentou cerca de 20%, face a 2014, muito por culpa do grande número de iPhones 6 e 6S que tem ajudado a própria marca de Cupertino a bater recordes de vendas.