Nos finais de Janeiro de 2014, segundo um relatório preliminar da IDC, a Apple (como empresa) dominou claramente o segmento dos tablets. A Samsung ocupava o segundo lugar e, no mesmo top, figuravam também a Amazon, Asus e a Lenovo. Ontem a Gartner deu a conhecer os números finais que confirmam, em grande parte, os resultados preliminares da IDC…
Dos 195 milhões de tablets vendidos em 2013, 121 milhões foram Android (62%) e apenas 70 milhões (36%) com iOS. A Apple dominou claramente o segmento dos tablets em 2013!
Tal como referimos num primeiro artigo, durante o ano de 2013 foram várias as notícias que deram conta que a Apple estava a ser ultrapassada no segmento dos tablets (especialmente pela Samsung). A informação publicada dava conta que os tablets Android pequenos estavam a ser um fenómeno de vendas e que inclusive os tablets Android já vendiam mais que iPads. No entanto os dados agora apresentados pela Gartner demonstram totalmente o contrário… a Apple continua a dominar destacada no segmento dos tablets.
Vamos aos números…
Sem qualquer surpresa, o Android continua a dominar forte no segmento dos dispositivos móveis. Dos 195 milhões de tablets vendidos em 2013, 121 milhões foram Android (62%) e apenas 70 milhões (36%) com iOS. De acordo com a tabela seguinte, o Android teve um crescimento na ordem dos 16% (comparando o numero de vendas em 2012 e 2013). Já o iOS teve uma quebra de 17%.
Já relativamente às vendas por marca, independentemente do SO, a Apple lidera sem margem para duvidas o ranking das empresas que mais tablets venderam em 2013. Como podemos ver, a diferença para a Samsung (segunda do ranking) é muito dispare (uma diferença na ordem das 33 mil unidades). A Asus mantém o terceiro lugar mas vê a Lenovo a conquistar muito terreno.
Segundo reporta a Gartner, tal crescimento de vendas ( de referir que em 2013 foram vendidas mais 70 mil unidades que em 2012) irá continuar em 2014. Além disso a consultora refere também que os tablets low cost não são sinónimo de sucesso de vendas, pois cada vez mais os utilizadores procuram equipamentos com boas especificações e, se possível,… baratos.