Pplware

Apple vai trazer o TouchID para o comando da Apple TV

A Apple é conhecida por criar patentes de elementos ou funcionalidades que depois incorpora nos seus produtos. Muitas vezes são pequenas criações que muitos não compreendem, mas que mais tarde acabam por fazer a diferença nos seus equipamentos.

A mais recente patente vem mostrar que poderá estar para breve a colocação de um sensor TouchID no comando da Apple TV. Este não se limitará a dar acesso a esta, podendo ser usado para muitas outras funções.

Esta patente, registada no princípio de 2014, vem mostrar a forma como a empresa espera adicionar um sensor biométrico a um comando, garantindo vários factores de segurança e protegendo o acesso à televisão e a outros dispositivos.

Apesar de várias vezes ter sido referido que a Apple estaria a preparar-se para produzir uma televisão, esta informação acabou sempre por não ser confirmada, sendo até negada, de forma mais ou menos oficial.

Mas esta nova patente vem mostrar o que pode ser o futuro da Apple TV e do seu comando. Com a presença do TouchID passa a ser possível bloquear ou filtrar os utilizadores e dar acesso a determinados conteúdos ou canais, mediante uma autenticação.

Poderá ser também a forma de ser facilitada a introdução de passwords e outras autenticações, directamente do comando e sem a necessidade de a estar a escrever.

Mas na verdade a patente da Apple mostra várias outras utilizações, muitas delas já esperadas de forma mais ou menos certa.

A integração da Apple TV com o HomeKit, em que se espera que venha a ser a interface principal, permitiria que com este comando e a respectiva autorização através do TouchID, fossem controlados os vários dispositivos que a ela vão estar ligada.

São relativamente recentes os rumores que apontavam que a Apple se prepara para lançar uma renovada Apple TV, com um comando mais funcional e mais avançado. Esperava-se que surgisse na WWDC deste ano, o que acabou por não acontecer.

Não se sabe para quando será feita a integração desta nova tecnologia no comando da Apple TV, mas é certo que surgirá no futuro, e provavelmente não muito longínquo.

As possibilidades são muitas e permitirá criar uma nova interface de autenticação, que permitirá uma personalização maior do acesso aos conteúdos e uma maior segurança no controlo de outros equipamentos, através do HomeKit.

Como sempre no mundo Apple estas patentes mostram interesse por uma determinada tecnologia, mas isso não garante a sua utilização no imediato, necessitando de ser maturada e preparada para ser lançada.

Exit mobile version