Os resultados de vendas da Apple são, por norma, favoráveis à empresa. O grande impulsionador é sempre o iPhone e as suas vendas fazem alavancar os resultados dos trimestres.
O terceiro trimestre de 2019 parece ter mantido esta toada e agora são os wearables e os serviços a compensar algumas quebras. Uma das mais significativas foi mesmo a do iPhone, que abrandou o ritmo de vendas.
O iPhone não ajudou a Apple neste trimestre
O terceiro trimestre de 2019 não foi totalmente positivo para a gigante de Cupertino. Apesar de continuar a crescer, a um ritmo mais lento, a sua principal arma no mercado abrandou. Falamos do iPhone que voltou a diminuir as suas vendas e a fazer abrandar as receitas.
Os resultados agora apresentados mostram que a empresa teve uma receita de 53,8 mil milhões de dólares. Este valor é superior ao mesmo período do ano passado, que estava em 53,3 mil milhões. Com esta subida, a Apple voltou a bater o recorde do 3º trimestre.
O comportamento das vendas do iPhone mantiveram-se num ritmo mais fraco, com a empresa a registar apenas 26 mil milhões em vendas. Houve uma recuperação, mas é residual e pouco significativa. Este é um cenário que se tem vindo a formar ao logo do último ano.
Os serviços e o Watch continuaram a crescer
A continuar a registar bons números de vendas estão os Macs e os iPads. Estas duas áreas conseguiram 5,8 mil milhões e 5,02 mil milhões de dólares cada uma. Isto prova que a renovação feita pela Apple está a funcionar.
Importante foram também as vendas dos wearables. Esta área, que engloba o Apple Watch, os AirPods, Beats, entre outros, conseguiu mais de 5 mil milhões de dólares. O seu crescimento foi na casa dos 50%.
No que toca aos serviços, uma área cada vez maior para a Apple, estes tiveram também um crescimento significativo. A Apple declarou que esta sua área teve uma receita de 11,46 mil milhões de dólares.
O futuro será positivo para a Apple
Será curioso ver o comportamento da Apple no próximo trimestre. A empresa deverá apresentar já em breve novos serviços e até novos equipamentos, dando um novo fôlego às suas vendas.
Mesmo com a quebra esperada nas vendas do iPhone, a Apple conseguiu crescer no total das suas receitas. Também os serviços e o Watch conseguiram esbater este desempenho menos positivo e empurrar a empresa para mais um recorde de vendas.