Pplware

Apple revelou por que não quer mostradores de relógio de terceiros no watchOS e no Watch

O watchOS 10 traz muitas mudanças, mas há uma funcionalidade que há muitos anos não é mudada. Falamos da possibilidade de usar faces de relógio de terceiros, algo em que a Apple parece ser intransigente. Não as aceita e revelou finalmente por que não quer mostradores de relógio de terceiros no watchOS.


Não há mostradores de relógio de terceiros no watchOS

Uma das vantagens dos smartwatches é a possibilidade de serem configurados com faces de relógio que estão disponíveis nas lojas de apps e outros locais. Os utilizadores apreciam esta personalização, podendo escolher o que usam e mudar quando pretendem.

Claro que a este nível o Apple Watch está a anos-luz da concorrência, com a empresa a controlar o que está disponível nos seus relógios. Os utilizadores têm pedido esta mudança e abertura, mas nunca foi possível ter acesso a mostradores de relógio de terceiros.

Mesmo com muita especulação e teorias, nunca ficou clara a razão para esta decisão da Apple. Isso mudou agora, numa entrevista dada por Kevin Lynch e Deidre Caldbeck, executivos da Apple, ao jornal suíço Tages-Anzeiger. Nessa conversa sobre o watchOS 10 e as suas novidades revelaram um pouco mais.

Apple explica porque mantém a sua decisão no Watch

Do que é apresentado na entrevista, a Apple não permite mostradores de relógio de terceiros por estes poderem impedir o funcionamento correto do relógio. Sendo a porta de entrada deste equipamento, caso estes falhem, a experiência de utilização fica comprometida.

Os executivos da Apple detalham que a empresa tem receio que as atualizações possam comprometer o correto funcionamento destes mostradores de relógio de terceiros. Argumentaram também que a Apple já oferece aos utilizadores muita flexibilidade para personalizar os seus mostradores de relógio e aprimorá-los com apps de terceiros.

Como fica agora provado, a Apple continua a querer controlar todos os elementos dos seus sistemas, mesmo no Watch e no watchOS. Condiciona os utilizadores, mas assim garante-lhes que os sistemas funcionam sem qualquer problema, em qualquer situação.

Exit mobile version