Tão depressa apareceu como desapareceu. Neste fim de semana foi anunciado que estava disponível um emulador do Game Boy para iPhone, através da App Store, horas depois a Apple removia a aplicação invocando spam e violações de direitos de autor. Mas, se havia dado o OK, o que mudou?
A ideia era muito interessante e estava a atrair muitos utilizadores. Basicamente, o que se pensou, foi que, devido à mudança de paradigma imposta pela UE, a Apple poderia facilitar a introdução do primeiro emulador de jogos a estar disponível para iPhone e iPad. Assim, referia-se, com o iGBA, passava a ser possível carregar e reproduzir ROMs descarregados para o dispositivo – algo que não é possível legalmente há cerca de duas semanas.
E de factos a Apple chegou à conclusão de que não havia legalidade na aplicação e no que ela disponibilizava.
Game Boy iGBA: spam e direitos de autor… disse a Apple
Algumas horas depois do lançamento, a empresa de Cupertino dava a saber que retirou o emulador de Game Boy iGBA da App Store por violar as Diretrizes de Revisão de Aplicações da empresa relacionadas com spam (secção 4.3) e direitos de autor (secção 5.2), mas não forneceu quaisquer detalhes específicos.
O iGBA era uma versão imitadora da aplicação de código aberto GBA4iOS do programador Riley Testut, que há muito é distribuída fora da App Store. O emulador chegou ao topo das tabelas da App Store após o seu lançamento este fim de semana, mas os utilizadores nas redes sociais queixaram-se de que a aplicação era uma cópia descarada, coberta de anúncios.
Aparentemente, a Apple aprovou uma imitação do GBA4iOS. Eu não dei permissão a ninguém para fazer isso, mas agora está no topo das preferências (apesar de estar cheio de anúncios + seguimentos). Ele brincou que estava “tão feliz que a App Review existe para proteger os consumidores de golpes e roubos como este”.
Disse Testut, numa publicação no Threads, no passado sábado.
Não está claro se a Apple removeu o iGBA porque sentiu que a aplicação roubou o GBA4iOS. Apesar de serem pedidos mais esclarecimento à empresa, a Apple ainda não se tinha pronunciado.
O que faz o iGBA?
O iGBA permite aos utilizadores do iPhone jogar jogos Game Boy carregando ROMs gratuitas descarregadas da Web. É possível encontrar ROMs online para uma grande variedade de jogos, incluindo os dos populares franchises Pokémon e The Legend of Zelda.
O emulador ainda pode ser utilizado por aqueles que o instalaram nos seus iPhones antes de ser retirado da App Store.
No seu site de apoio ao cliente nos EUA, a Nintendo afirma que o descarregar de cópias piratas dos seus jogos é ilegal. Não é claro se a Nintendo enviou uma queixa à Apple sobre o iGBA e se isso pode ter sido um fator na remoção da aplicação.
O iGBA apareceu na App Store pouco mais de uma semana depois de a Apple ter atualizado as suas Diretrizes de Revisão de Aplicações para permitir “emuladores de consolas de jogos retro”, mas é inevitável que ainda não seja certo o que a Apple irá permitir exatamente após a remoção imediata da aplicação.
Quanto a Testut, ele criou outro emulador de jogos Nintendo chamado Delta, que é distribuído fora da App Store. O Delta também estará disponível através do mercado alternativo de aplicações de Testut, AltStore, para iPhones na UE.
Não é explícito se a intenção será disponibilizar o Delta na App Store após a alteração das regras.