Pplware

Apple regista patente de ecrã tátil duplo para MacBook

A Apple registou uma patente que se refere a um sistema de ecrã duplo, tátil. Esta tecnologia poderá ser integrada no futuro na linha MacBook ou poderá ser um acessório para iPad.

Para lá do que será apresentado, este conceito mostra claramente que a Apple está a moldar-se ao que o mercado pensa e não segue os seus dogmas do passado.


Ainda é desconhecida a forma como a Apple poderá usar esta patente e mesmo se esta virá um dia a ser aplicada na realidade, dado que a Apple tem registadas várias patentes que, até hoje, nunca saíram do papel. Contudo, no caso de ecrãs de computador com a função tátil, sempre foi visto como uma forma errada de usar o ecrã, várias vezes no passado, Steve Jobs, criticou esta “opção” usada por outras marcas.

Grande parte dos fabricantes de portáteis e de monitores para computador, há anos que comercializam esta tecnologia nos seus produtos. Mesmo a questão dos ecrãs duplos num dispositivo já foi avançado em produtos de várias marcas. Mas a Apple sempre foi contra.

O designer-chefe da Apple, Jony Ive, explicou em dada altura que o MacBook “não era o equipamento certo para essa tecnologia”. Estas declarações foram vistas como razões comerciais, isto porque ao avançar com esta tecnologia nos portáteis da marca poderia haver um efeito de canibalização ao segmento iPad. Contudo, o próprio mercado Apple, os seus clientes, há muito que anseiam por ter esta tecnologia disponível na linha MacBook (e não só).

 

Poderá aparecer um MacBook com ecrã tátil?

Poderá e o mais certo é que seja muito em breve. A Apple com a habilidade que se conhece, irá transformar as críticas, sobre a posição no passado, em publicidade positiva sobre algo que só agora incrementa. Recorrendo à história, vemos isso aquando da introdução de certos conceitos, como um ecrã maior no iPhone, como a stylus, como os teclados no iPad, entre outros.

Como é política da Apple, a empresa não quer inventar o sistema de ecrã duplo tátil colocado num produto. O que a Apple provavelmente irá fazer é detetar no mercado o que poderá ser melhorado para este recurso aparecer em forma e contagiar os outros fabricantes, isto porque se o sistema fosse realmente bom, o que temos atualmente, era usado de forma massiva, o que na realidade não é.

 

Um será ecrã, o outro será teclado e…  mas não só

Como pode ser visto no grafismo que acompanha a descrição da patente, o segundo ecrã, localizado onde por norma existe o teclado e o trackpad. Será uma versão extensível ao que foi lançado em 2016 nos MacBook Pro, quando apareceu a Touch Bar.

Esta barra, que assumiu as teclas de serviço que antes eram físicas e passaram a ser táteis neste ecrã em forma de barra. Nessa altura foi referido que esta barra seria o primeiro passo para algo maior, quem sabe se não daria lugar a um teclado virtual OLED multi-touch com outras funções adicionadas, como por exemplo a possibilidade de usar as canetas ópticas, tal como se conhece no iPad Pro.

 

Não se falou que poderia haver uma fusão entre o MacsBook e o iPad?

Há uns meses foi veiculada uma “teoria” que poderia indicar um produto novo Apple uma espécie de fusão entre o iPad e o MacBook. Desta forma, esta patente vem levantar novamente algum rumor que poderá nascer aqui algo no sentido de fundir os dois conceitos.

Este sistema de ecrã duplo também poderia ser usado como uma base de expansão para o iPad Pro e convertê-los – realmente – em computadores, mas que a Apple assegura de pés juntos que nunca haverá uma fusão macOS e iOS.

Além destes pormenores relativos ao ecrã e ao multi-toque, a patente também refere a possibilidade da existência de “sensores de força”, possivelmente será para permitir a inclusão das funções do Force Touch, aproveitando a aptidão táctica da Apple.

Exit mobile version