As novas versões do iOS são sempre testadas de forma intensiva e, principalmente, de forma pública, o que leva a que os problemas sejam detetados e apresentados para conhecimento de todos. No entanto, isto não evita que alguns problemas mais anormais sejam transpostos para as versões finais.
É precisamente isso que está a acontecer com o iOS 11.3 e com as versões posteriores. Aparentemente estas versões estão a causar problemas nos microfones do iPhone 7 e iPhone 7 Plus. Estes equipamentos deixaram de conseguir ser ouvidos em chamadas e de gravar áudio em funções mais básicas.
Este não é um problema que esteja generalizado, mas vários utilizadores estão a reportar uma falha no iOS 11.3 que está a causar problemas em alguns modelos do iPhone após a atualização para esta versão do sistema operativo móvel da Apple.
A Apple já reconheceu o problema internamente
Sendo este um problema grave, a Apple ainda não se manifestou de forma pública, mas internamente já terá dado indicações para os seus agendes oficiais, de forma a que o problema seja tratado.
As ordens dadas aos agentes da Apple focam-se no desligar dos dispositivos bluetooth e pela diagnóstico de problemas de áudio no iPhone 7 e iPhone 7 Plus, na expectativa da resolução do problema.
As queixa dos utilizadores do iPhone acumulam-se
Segundo o que é descrito pelos utilizadores com o problema, e desde que o iOS foi instalado, no caso do iPhone 7 e 7 Plus, o microfone terá deixado de funcionar nas durante as chamadas de voz, nas chamadas FaceTime, na criação de notas de voz ou na utilização da Siri.
Hi, Apple. I really need your help! Last night my iphone 7+ underwent a software update for iOS 11.3.1 and ever since, my microphone feature hasn't been functioning. No calls, voice memos, voice record. I've hard reset already and no change. Please help.
— melody (@MLDZZZ) May 2, 2018
iPhone 7 e iPhone 7 Plus reparados fora de garantia
Curiosamente, e porque estes equipamentos já não estão abrangidos pela garantia, a Apple terá dado instruções aos agentes para que fizessem a reparação dos mesmos caso o problema não conseguisse ser resolvido.
Outra opção possível é recorrer à reparação em centros autorizados e que conseguem realizar a substituição destes componentes de forma perfeita.
A causa do problema não é conhecida, mas dado que terá surgido com a atualização para o iOS 11.3, tudo indica que estará associado a um problema de software. Esta não é uma situação anormal e, inclusive, a versão 11.3.1 do iOS terá conseguido resolver um problema com os ecrãs, não oficiais, do iPhone 8, que a versão anterior teria provocado.