A semana que passou foi complicada para a Apple. A revisão em baixa das suas previsões mostram que há problemas e que devem ser tratados de imediato.
Para muitos analistas este é um comportamento bem conhecido e muitos começam já a alertar que a Apple poderá estar preparar-se para seguir o mesmo caminho que a Nokia teve de percorrer.
A intervenção de Tim Cook esta semana foi conclusiva e confirmou o que muitos já sabiam e vaticinavam. A venda do iPhone estagnou e está muito abaixo do que era esperado, até pela própria empresa.
Tim Cook veio revelar a situação sensível da Apple
Tim Cook também reconheceu e identificou a principal razão deste problema: os utilizadores estão a demorar mais a trocar os seus equipamentos, o que prejudica claramente a sua empresa.
Para muitos analistas estes podem ser um dos principais indicadores para a confirmação de algo que já se fala. Caso não se proteja, a Apple poderá em breve ser a próxima Nokia, com todos os problemas que teve no mercado dos dispositivos móveis.
A Apple condenada a repetir os erros da Nokia?
Para Rod Hall, um conhecido e bem cotado analista da Goldman Sachs, a atual situação da Apple apresenta todas as variáveis que a Nokia teve.
A marca está a ter sérios problemas em manter-se relevante num mercado que está saturado e onde os consumidores estão a atrasar cada vez mais a troca dos seus dispositivos móveis.
Mas Rod Hall tem ainda uma previsão otimistas e mostra que, à parte da China, não espera que este abrandamento siga para lá de 2019.
Apesar desta vertente positiva, Rod Hall prevê ainda que as ações da empresa continuem a descer até aos 140 dólares, muito abaixo das suas previsões iniciais de 182 dólares.
A Apple já tomou as medidas necessárias?
Claro que a declaração de Tim Cook desta semana é a indicação clara de que a Apple está atenta e que se prepara para reagir.
A primeira medida foi mesmo a redução dos planos de produção, reduzindo assim os stocks e o investimento da Apple.
O principal visado desta medida lógica foi mesmo o iPhone XR, o modelo que a marca esperava ter melhor desempenho.
É ainda muito cedo para saber o que o futuro reserva para a Apple, mas as provas e os dados estão à vista de todo.
Compete agora a Tim Cook prevenir o futuro negro que a Nokia teve e assim evitar que a sua companhia se torne apenas numa sombra do que é hoje.