…nome pertence à empresa Gradiente
Já não é a primeira vez que a Apple se vê com problemas para manter a marca iPhone em determinados locais.
Recentemente a polémica lançou-se no Brasil, onde a empresa Gradiente reclamou o nome da marca iPhone.
Apesar de a decisão sair oficialmente dia 13 deste mês, já está tomada, e a Apple perdeu o direito à marca iPhone no Brasil, pelo menos em telemóveis, para a empresa concorrente.
Depois de muito tempo em tribunal com a Samsung, devido à questão das patentes, onde a Apple derrotou a gigante sul coreana, a empresa de Cupertino vê-se novamente a lutar pelo seu iPhone, contudo desta vez o que está em jogo é o nome do aparelho.
A empresa brasileira Gradiente, veio reclamar a marca iPhone e, segundo o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), instituto responsável pelas patentes, esta empresa tem legitimidade nesta reclamação, sendo que a Apple, perde assim, o direito de usar a marca iPhone no Brasil, pelo menos em telemóveis.
Apesar de a Apple ter lançado o seu primeiro iPhone em 2007, o nome já estava registado no Brasil pela Gradiente 7 anos antes, em 2000. Segundo a empresa brasileira, a ideia do nome advém da junção das palavras ‘internet’ e ‘Phone’. Para agravar a situação, segundo o site MacRumours, a Apple só pediu o uso exclusivo da marca em 2006, seis anos depois.
O INPI afirma, desta forma, que a marca ‘iPhone’ é, então, propriedade da Gradiente, e não da Apple, mesmo que só tenha sido lançado em Janeiro de 2013 o primeiro dispositivo da marca Gradiente com o nome iPhone (a marca já estaria registada há 13 anos atrás.)
Assim, a Apple perde, no Brasil, o direito de usar o nome iPhone em telemóveis, e a decisão oficial será lançada pela INPI entre os dias 13 e 15 de Fevereiro deste ano, na Revista da Propriedade Industrial.
Apesar de tudo, e como bem conhecemos a Apple, esta realidade poderá não ser assim não linear uma vez que a empresa de Cupertino, apesar de não tecer comentários sobre esta polémica, poderá estar a preparar recurso a esta decisão.
Por sua vez, também a empresa brasileira Gradiente já fez saber que está aberta para se discutirem alternativas e uma possível venda da marca iPhone à Apple, conhecida essencialmente por ser a verdadeira fabricante dessa marca. “Estamos abertos ao diálogo por qualquer motivo, a qualquer hora” indica Eugenio Emilio Staub executivo da IGB Electronica, empresa que faz a gestão da Gradiente.
O que pensa deste caso? Deverá a Apple ficar sem o poder de usar a marca iPhone no Brasil, ou poderá ter sido uma estratégia da Gradiente para fazer um bom negócio?