Pplware

Apple Pay: quais os comerciantes que aceitam o serviço em Portugal?

Agora que serviço de pagamentos, Apple Pay, já chegou a Portugal, importa saber onde o podemos utilizar, ou mais concretamente em que estabelecimentos e/, ou comerciantes. Felizmente existe uma maneira fácil, eficaz e oficial de saber se pode já tirar proveito desta nova forma de pagamento através do iPhone, ou do Watch.

Para tal, importa verificar se determinado terminal de pagamento automático, TPA, é compatível.


Assim, o primeiro passo é verificar se determinado terminal apresenta algum dos símbolos apresentados em seguida. Mediante a sua presença, saberemos de imediato, se estamos na presença de um terminal que suporta o sistema de pagamentos que agora se estreia em Portugal. Ao propósito, tome conhecimento desta sinalética.

Onde posso utilizar o serviço Apple Pay?

Este será, portanto, o método mais casual, ao entrar num determinado estabelecimento. Com efeito, é uma forma eficaz de apurar a disponibilidade do serviço em questão, desde que já esteja no local. Abaixo, na imagem, temos os sinais a ter em conta, identificando o suporte para a nova modalidade.

 

No entanto, existe outro meio, já suportado e integrado pela própria Apple na sua aplicação Mapas. Embora a simples verificação da sinalética seja eficaz, é sempre melhor ter esta informação de antemão. Desse modo poderá planear melhor as suas paragens caso já esteja a planear utilizar o serviço Apple Pay.

Através da app Mapas confirme os comerciantes e estabelecimentos

A forma mais pragmática de planear um itinerário será com a aplicação Mapas, no seu dispositivo iOS. Aí, ao fazer uma pesquisa pelos termos Apple Pay, verá no mapa quais são os comerciantes, em Portugal, que já disponibilizam este suporte. A partir daí, pode tomar uma decisão informada como vemos, em seguida:

 

 

A aplicação dar-lhe-á os resultados nas suas proximidades, neste caso com vários comerciantes já identificados logo na semana de lançamento do serviço. Desse modo, é expectável que o número de superfícies com suporte para Apple Pay venha a aumentar com o passar do tempo.

Aproveitamos ainda para destacar a possibilidade de pagar com o Apple Watch. Assim, para utilizar o cartão predefinido, bastará fazer um duplo toque no botão lateral e segurar o ecrã do relógio a poucos centímetros do leitor contactless. Em seguida, sentirá uma ligeira vibração, confirmando a comunicação.

Pagar com o iPhone ou o Watch

Salientamos ainda que, dependendo do valor da transação, poderá ter que inserir o seu PIN. Ao propósito, pode consultar nesta ligação os limites variáveis na Europa, por norma entre 20 a 25 euros. Em Portugal, para compras superiores a 20 euros é necessário introduzir o seu código PIN.

O serviço dá-lhe ainda a possibilidade de pagar com outro cartão que não o predefinido. Assim, para alternar entre cartões, na altura do pagamento, pode utilizar o Face ID, ou o Touch ID, conforme o dispositivo. Note-se que esta mesma gestão também pode ser feita através do Apple Watch.

 

Para tal, no iPhone X ou posterior, faça duplo toque no botão lateral. Quando o cartão predefinido aparecer toque nele e, em seguida, toque para selecionar outro cartão. Agora, terá que se autenticar via Face ID e, por fim, tocar com a parte superior do dispositivo no leitor para terminar o pagamento.

Já no iPhone 8, ou anterior, o processo será similar, mas com a autenticação mediada pelo Touch ID. De modo similar, no Apple Watch faça um duplo toque no botão lateral. Logo que o cartão predefinido apareça, passe o dedo para a esquerda, ou direita, para selecionar outro. Agora, segure o relógio perto do leitor para concluir.

Leia mais…

 

 

Exit mobile version