A Apple tem um sistema que já recuperou milhares de iPhones aos seus donos. O sistema Encontrar iPhone apareceu em 2009 e permite que os dispositivos Apple possam ser localizados quando estão perdidos ou são roubados.
O sistema, contudo, tem um ponto fraco. Se quem roubou o seu iPhone desligar o dispositivo, tirar o cartão SIM ou colocar o aparelho em modo Voo… nunca mais o irá encontrar. Calma… a Apple afinal tem a solução para isso.
Como podemos ler aqui, deu entrada no Departamento de Marcas e Patentes dos Estados Unidos um sistema que revela como a Apple poderá detectar o seu iPhone mesmo que este esteja desligado.
A patente número US20160323703, aprovada no dia 6 de Maio deste ano, detalha como adicionar a um iPhone uma funcionalidade que permite ao iPhone informar a Apple do seu estado mesmo que exista periodicamente um “estado de incapacidade de transmitir dados da sua localização”.
Como funciona o sistema?
A Apple poderá colocar um temporizador para ligar periodicamente uma parte do dispositivo a partir de um estado desligado. Nessa altura, serão activados os módulos de serviços de localização que irão determinar a localização do dispositivo e enviar logo de imediato a informação recorrendo a um ou mais canais de transmissão.
Seriam enviados os códigos de localização via -mail ou por mensagem de texto. Também seriam enviadas imagens, voz e outros dados que poderão ajudar o proprietário do iPhone a criar um padrão que o leve ao larápio ou a quem tem um iPhone que pertence a outra pessoa.
Não está claro se o recurso iria trabalhar em iPads e MacBooks usando somente Wi-Fi. Isto porque nem os iPads WiFi nem os MacBooks têm capacidade de transmitir dados sem estar ligados a uma rede conhecida.
Mas não será pelo cartão SIM?
A lógica diz-nos que não, assim como actualmente o Encontrar iPhone fica praticamente inactivo se o cartão SIM for removido, o sistema terá de usar outros meios que salvaguarde a integridade da comunicação. Há vários sistema que comunicam nos dois sentidos e que podem ser aperfeiçoados.
Esta patente não está dedicada ao iPhone ou ao iPad, contudo, tendo em conta a atitude da Apple face à segurança, poderá ser de facto um trunfo a apresentar já no próximo iPhone 8.