Pplware

Apple pagou 0 dólares em impostos na Nova Zelândia

A Apple tem sido apontada como a empresa que conhece profundamente os sistemas fiscais dos países e tira proveito dos acordos com os estados para não pagar impostos. No verão passado, Bruxelas reclamava da Apple 13 mil milhões em impostos não pagos ao abrigo de “acordos ilegais” que existem entre a empresa de Cupertino e a Irlanda. Depois de um ultimato à Irlanda para recuperar esse valor, o governo de Dublin nada cobrou.

Agora, no mercado neozelandês, a Apple faturou 4,2 mil milhões de dólares e pagou 0 dólares de impostos.

A empresa de Cupertino, apesar de ter feito milhões de dólares em dispositivos vendidos no mercado da Nova Zelândia, não pagou nada em impostos ao país durante a última década. Desde 2007, a Apple já vendeu mais de 4,2 mil milhões de dólares e não houve qualquer entrada de impostos no país, o que já levou a queixas.

É absolutamente extraordinário que eles sejam capazes de fugir sem pagar qualquer imposto neste país. Eu realmente gosto dos produtos da Apple – eles são incrivelmente inovadores – mas parece que o seu departamento fiscal é ainda mais inovador que o design dos seus produtos.

-James Shaw, co-líder, Partido Verde

A informação financeira da Apple revela que pagou 37 milhões de dólares em impostos sobre o rendimento, mas isso foi para o Departamento de Impostos da Austrália com com base um acordo que remonta a pelo menos 2007.

Se os lucros da Apple tivessem sido sujeitos a taxas na Nova Zelândia, o montante poderia chegar aos 356 milhões de dólares em impostos.

A Apple pretende ser uma força de bem e estamos orgulhosos das contribuições que fizemos na Nova Zelândia durante a última década. Porque os nossos produtos e serviços são criados, desenhados e projetados nos EU, é lá onde a maioria dos impostos são pagos.

Apple

Ao contrário do que afirma o Partido verde, a Apple refere que tem pago os seus impostos desde que as suas operações foram baseadas na Nova Zelândia.

Via: Slashdot

Exit mobile version