Uma das muitas queixas dos utilizadores do iPhone ao longo dos anos é a ausência da abertura do NFC a apps e a outro hardware. A Apple tem esta comunicação limitada e controlada, fechando-a a apenas alguns serviços, como o Apple Pay.
Tudo pode mudar em breve com a chegada do iOS 13. Espera-se que com esta versão a Apple alargue a utilização do NFC do iPhone aos programadores e a outro hardware.
Surgem, como sempre, Mais rumores sobre o que vai ser apresentado no WWDC. São já muitas as novidades que se julgam prováveis, mas que ainda precisam de ser confirmadas junto da Apple. Estas vão abranger várias áreas e melhorar o iOS.
O NFC vai ser aberto aos programadores no iPhone e no iPad
A mais recente delas estará focada no NFC e na forma como o iOS o poderá usar. Esta tecnologia está há várias anos no iPhone, iPad e Apple Watch, mas limitada e bloqueada apenas a algumas utilizações específicas como o Apple Pay.
Do que se sabe, ainda na forma de rumor, é que a Apple irá mudar o iOS 13 e abrir o NFC aos programadores, permitindo que estes possam ler tags. Espera-se que seja suportado o padrão ISO 7816, usado nos cartões de acesso. Deverá ainda ser aberto ao FeliCa, o sistema usado no Japão, e ao MiFare, usado em muitos sistemas de transportes.
Esta poderá também ser a abertura da porta para uma novidade da gigante de Cupertino. Especula-se que a empresa possa apresentar uma tag de identificação e rastreio, que terá de usar o NFC para comunicação e localização.
O iOS 13 da Apple vai ter ainda mais alterações de peso
Claro que há mais novidades, muitas delas relacionadas com a Siri. A Apple quer mudar a forma como esta interage com o seu hardware. Será ainda mais aberta aos programadores e dará a estes o que existe já na integração com o iOS.
Esta não é a primeira vez que surgem rumores de alterações ao NFC no iPhone. Se as outras sairam goradas, esta parece ser a vez em que vão acontecer. Será uma mudança radical para a Apple e para o iOS, mas irá criar novas sinergias com quem cria as apps para estes sistemas.