Os serviços Cloud da Apple têm caraterísticas que os seus utilizadores conhecem e que usam para seu proveito. Uma das mais interessantes é a possibilidade de recuperar tudo o que é apagado no prazo de 30 dias.
Ao fim desse tempo a Apple garante que os elimina de forma definitiva, deixando de ser possível aceder-lhes. A questão é que se descobriu agora que isto não é verdade e estas notas podem ser acedidas mais tarde.
A confiança dos utilizadores nos produtos que a Apple disponibiliza é elevada, principalmente nas componentes de segurança. Esta confiança tem tido alguns altos e baixos, com a descoberta de pequenas falhas que depressa são resolvidas.
O mais recente caso foi descoberto pela empresa russa Elcomsoft, que conseguiu provar que as notas que estão armazenadas no iCloud não são eliminadas ao fim de 30 dias, como a Apple anuncia.
Não é a primeira vez que a Apple tem problemas destes no iCloud, também eles revelados pela Elcomsoft. Antes das notas, tinham sido as fotografias eliminadas e o histórico do Safari a ficar no iCloud por mais tempo que o definido.
A descoberta destas notas por apagar foi feita recorrendo a uma ferramenta da empresa, tendo sido possível ver algumas que tinham 2 semanas e outras que remontavam a 2015.
Mesmo sendo uma falha que vai contra o estabelecido pela própria Apple, não é uma situação que deva preocupar os utilizadores. Para explorar esta situação é necessário ter acesso ao Apple ID e à palavra-passe do utilizador.
Tal como nas situações anteriores, a Apple deve resolver este problema nos próximos dias, eliminando de forma permanente e garantindo que esta situação acontece novamente no futuro.
Quando revelou publicamente esta falha, a Elcomsoft deixou no ar duas perguntas interessantes. A empresa questiona que outros dados estão ainda por eliminar e se estes são mesmo apagados ou se a Apple apenas os move para outro local, longe da vista dos utilizadores.