É sempre uma contradição, será que o copo está meio cheio ou meio vazio? 10 milhões de assinantes do serviço Apple Music fazem deste produto um sucesso ou um desastre para um mês de vida?
Fontes internas nalgumas das grandes editoras que não estão vinculadas por rígidos contratos NDAs, referem que o serviço Apple Music atraiu mais de 10 milhões de assinantes em apenas quatro semanas. Surpreso?
Estes números são de fontes anónimas que, segundo consta, têm acesso a informações privilegiadas e que não estão obrigadas a guardar segredo das mesmas.
São números surpreendentes até mesmo para a Apple por serem de facto reais. Os dados, supostamente, vêm directamente de Cupertino, que está a partilhar as estatísticas de streaming internamente com os proprietários de conteúdo.
A veracidade do relatório é questionável – o próprio site que publicou o boato, o Hits Daily Double, deu-lhe o título de “Rumor Mill” – mas 10 milhões de assinantes em quatro semanas estará perfeitamente dentro do universo possível para uma marca como a Apple, com um leque de clientes inquestionável.
No início de Julho, por exemplo, foi estimado que a adopção do iOS 8.4 atingiu 40% dos dispositivos compatíveis, isto em apenas uma semana após ser disponibilizado! O Apple Music lançado no final de Junho como parte do novo iOS 8.4 e mais tarde da versão beta 3 do iOS 9, pode perfeitamente validar estes números.
Mas não são só estes factos, o próprio CEO da Apple, Tim Cook, referiu aos investidores, na passada semana, durante a apresentação de resultados trimestrais da marca, que “milhões e milhões” já tinham subscrito os 3 meses gratuitos de utilização do Apple Music.
Aqui há um frente a frente digno de seguir. Estamos a falar, para já em 10 milhões de assinantes de um serviço gratuito da Apple versus 75 milhões de utilizadores do Spotify onde 20 milhões são pagantes do serviço Premium, certo?
Aqui é que o copo parece meio vazio! Mas estamos a falar em 30 dias de vida, mais coisa menos coisa! Claro que a guerra aqui não será só com o Spotify, a Apple de certeza que não esquece os 79,4 milhões de assinantes do Pandora e tudo isso vai ser determinante para sabermos se o copo vai continuar meio cheio.
Os boatos que já foram propagados, dizem que a Apple conta ter 100 milhões de utilizadores pagantes do serviço Apple Music, 100 milhões?!
Sim, é uma meta ambiciosa mas a marca tem tradição nesses números colossais, contudo, desta vez estamos a falar em muitos milhões de utilizadores que terão se desistir da sua conta no Spotify ou no Pandora para aderir ao Apple Music… e ganham alguma coisa mais?
É o que o futuro nos vai dizer, para já, fixemos este números, 30 dias igual a 10 milhões de subscritores do serviço Apple Music. Havemos de mais tarde voltar a ver o saldo!