Depois de terem aparecido há dias as primeiras imagens do Apple Music no Android, a app e o serviço chegam agora oficialmente ao Google Play.
Assim partimos para a aventura de ter cada vez mais apps e serviços da Apple nos dispositivos Android, uma troca justa, dirão alguns, já que o que não falta no ecossistema Apple são serviços Google.
Está já disponível praticamente em todo o mundo (excepto na China) o serviço de streaming de música da Apple. Depois de ter conquistado os dispositivos Apple, aparece agora no Android, numa primeira versão beta.
Este salto da Apple para outros sistemas, fora do seu ecossistema, mostra a vontade desta empresa em conseguir colocar o seu serviço à disposição de outros utilizadores, perdendo assim a aura de exclusividade com que que se vinha a mostrar.
Ainda não está tão perfeito como o conhecemos dentro dos sistemas operativos da Apple, faltando algumas funcionalidades que muitos podem considerar básicas e essenciais. Falta a possibilidade de termos acesso a vídeos de música e possibilidade de subscrever um plano família, que aligeira os preços deste serviço.
Parte da razão para estas lacunas é o facto desta ser uma primeira versão e ainda apenas para testes iniciais. A Apple compromete-se a melhorar a sua aplicação e para as próximas versões pode ser esperada a chegada dos vídeos e melhorias substanciais no processo de subscrição.
Quanto ao plano família, para já, não estará disponível num futuro próximo, a solução é recorrer a um Mac ou a um qualquer dispositivo com iOS. É natural que chegue à aplicação para Android, mas sem datas ou planos definidos pela Apple.
O que nos traz o Apple Music para Android?
A versão para Android do Apple Music é em tudo muito idêntica ao que já se podia ver nas versões iOS. Claro que existem diferenças de design, fruto desta ser uma aplicação Android e por isso ter de seguir os seus padrões. Não estranhem por isso se virem o menu a surgir de forma diferente, com a arrumação das funcionalidades a ser feita nessa zona.
Mas para além da parte estética estão as funcionalidades de base, que caracterizam este serviço. Podem contar com a rádio Beats 1, o Connect, as sugestões de música e a possibilidade de aceder a todas as músicas que tenham comprado no iTunes.
Nesta primeira versão e enquanto estiver em testes, a presença de um botão para transmitir à Apple o feedback necessário para o desenvolvimento.
A primeira versão da Apple Music para Android e que é também a primeira a dedicada a este sistema operativo que serve conteúdos aos utilizadores, mostra que a Apple está também decidida a conquistá-lo, com um serviço que até agora tem sido um sucesso na sua plataforma nativa.
Esperemos que a recepção dos utilizadores Android ao Apple Music seja melhor do que aconteceu com o Move to iOS, que teve críticas muito negativas, um pouco por culpa do que se predispõe a fazer.