Um dos maiores activos da Apple é a sua loja de aplicações. Já com bastantes anos em funcionamento, parece ser agora a hora de a remodelar completamente e introduzir novas formas de integração.
Para levar a cabo este trabalho, a Apple tem já destacada uma equipa de 100 técnicos para que a nova loja de aplicações venha a ser uma realidade.
A mudança que a Apple quer fazer na App Store está classificada dentro da empresa como secreta. É um projecto que vai ser preparado sem que saiam para fora informações, garantindo que será uma surpresa para todos e que não pode ser copiado e aplicado por outros antes de ser tornado público.
Um dos focos a que vai ser dada importância é a forma como a pesquisa funciona e como esta pode ser aproveitada pelos programadores para dar visibilidade às suas aplicações. Na prática vai ser possível que estes paguem para que as suas aplicações tenham maior visibilidade sempre que for feita uma pesquisa, surgindo nos resultados com maior destaque.
Esta é uma prática que a Google já faz há alguns anos e com resultados muito satisfatórios, mas que a Apple quer agora usar para aumentar a possibilidade de monetizar as pesquisas da sua loja de aplicações e assim ter um encaixe financeiro ainda maior.
Para além desta mudança na pesquisa, a Apple quer também mudar a forma como os utilizadores navegam e utilizam a App Store, melhorando a usabilidade e a forma como os conteúdos e as aplicações estão disponíveis.
Este processo de reestruturação da App Store está a ser feito por 100 funcionários da Apple, e dos quais fazem parte um número considerável de elementos que participam do programa iAD. Esta equipa está a ser dirigida por Todd Teresi, um dos vice-presidente da Apple e que teve a seu cargo a gestão do iAD.
As informações que existem, fornecidas por elementos ligados a este processo, dão conta de que apenas agora foi iniciado, o que indica que a chegada de novidades pode ainda demorar algum tempo.
A loja da Apple esta presente desde 2008 e tem mais de 1,5 milhões de aplicações disponíveis. Desde que foi lançada já foram descarregadas 100 mil milhões de aplicações e a sua importância é grande, ao ter gerado uma parte considerável do 20 mil milhões de dólares que a empresa declarou referente a serviços.