Pplware

Apple responde à Microsoft: O que é um computador?

Em 2010, Steve Jobs apresentou ao mundo o iPad e deixou a previsão de que este tipo de dispositivos íam substituir os computadores pessoais. Desde então, tanto o segmento dos tablet como o dos smartphones evoluiu a um nível considerável, e hoje realizamos nestes dispositivos grande parte das tarefas que antigamente requeriam o uso de um computador.

No entanto, o computador pessoal ainda tem um valor bem presente; ainda existem inúmeros procedimentos para os quais é necessário o uso de um computador. Tendo em conta esta realidade, Satya Nadella, CEO da Microsoft, lançou uma pequena crítica ao iPad e às suas limitações que, na sua visão, o tornam uma máquina limitada para trabalho.


Satya Nadella tem estado a apresentar, um pouco por todo o mundo, o seu novo livro “Hit Refresh”. Numa dessas apresentações, desta vez na Índia, Satya Nadella dirigiu-se aos jornalistas presentes que envergavam iPads, dizendo: “You need to get a real computer, my friend.”

A verdade é que a Microsoft e Apple têm filosofias algo diferentes quanto aos segmento dos computadores e dos tablet. Apesar de a Apple ter uma gama de computadores, incluindo os portáteis MacBook, a marca acredita veemente que para grande parte das tarefas executadas pelos seus utilizadores, um iPad é a solução e o equipamento ideal.

Por outro lado, a Microsoft tenta trazer todo o poder e capacidade de equipamentos mais poderosos, como computadores, para equipamentos mais portáteis como a gama Surface Pro e para equipamentos que executarão o Windows 10 on ARM, que serão lançados no decorrer dos próximos meses.

 

O que é um computador?

Depois das declarações proferidas pelo CEO da Microsoft, a Apple ripostou e lançou um vídeo promocional onde demonstra que o seu iPad é um dispositivo completo e que dispensa quase completamente a necessidade de um computador. Como podemos ver, o vídeo retrata de forma muito simples e direta, algumas das capacidades do iPad. Desde a realização de videochamadas à edição de imagem, passando pelas típicas aplicações de comunicação, leitura de banda desenhada, realização de trabalhos escolares e a captura de fotografias.

Estas pequenas disputas entre fabricantes certamente nunca irão terminar visto que as filosofias e paradigmas refletidas nos seus produtos serão sempre diferentes e, como é de esperar, cada marca defende as suas ideologias.

Tendo em conta a sua experiência pessoal acha que o iPad é suficiente para grande parte das tarefas a realizar ou não prescinde da utilização de um computador e de toda a sua polivalência? Deixe a sua opinião nos comentários!


Ganhe um iPhone X

 

Exit mobile version