O serviço de mapas da Apple tem estado, desde o seu lançamento, preso aos sistemas operativos e às plataformas onde a empresa de Cupertino tem presença.
Mas esta realidade pode estar a mudar e tudo indica que a Apple se poderá estar a preparar para trazer o seu serviço de mapas para a Internet.
A mudança que a Apple quer realizar no seu serviço de mapas irá prepará-lo para poder ser usado em qualquer plataforma, alargando a sua base de utilização e o seu potencial número de utilizadores.
A ideia é transformar o serviço e disponibiliza-lhe uma interface Web, similar à que a Google tem para o Google Maps.
Apesar de não haver qualquer informação oficial da Apple neste sentido, existe uma vaga de emprego publicada no site da Apple que parece deixar claro qual a intenção.
A vaga a preencher pede um “Maps JavaScript Engineer”, que será um especialista em JavaScript e em outras tecnologias Web. O lugar em aberto será para trabalhar na equipa do serviço de mapas da Apple.
The Maps team is looking for a web technology expert to help make maps work seamlessly on the web. The ideal candidate will be a JavaScript expert, have in- depth knowledge of various core web technologies, and be proficient with web developer tools for debugging and performance analysis.
A indicação de que este especialista deverá trabalhar directamente com o serviço de mapas está explicita na descrição da vaga, indicando que este será responsável pelo funcionamento do mapa na Web.
Depois de um muito mau começo em 2013, altura em que foi lançado, o serviço de mapas da Apple tem vindo a melhorar e hoje é já uma alternativa viável dentro do iOS, competindo directamente com o Google Maps.
A passagem para a Internet deste serviço vem colocá-lo num patamar onde poderá ombrear com outros serviços já disponíveis, não apenas a Google mas também a própria Nokia e outros.