Pplware

Apple tornou público o código fonte do Kernel do iOS e do macOS

A Apple, uma empresa que todos julgam ser fechada para a comunidade, tem por hábito disponibilizar o kernel do seu MacOS, aquando do lançamento de uma nova versão do seu sistema operativo para computadores. Desta vez não foi diferente e com o macOS High Sierra na rua, o Kernel desta nova versão foi tornado público.

Também o iOS teve direito ao mesmo tratamento e o kernel deste sistema operativo foi também tornado público, uma vez que a sua base é a mesma do que o macOS usa. Estas novas versões permitem saber um pouco mais do cerne do macOS e do iOS a quem aceder a esses dados agora divulgados.


Para quem desconhece, o kernel é, muito basicamente, o núcleo do código fonte do sistema operativo e no qual as aplicações, a interface gráfica e outros elementos vão ser executados. É também ao kernel que compete a execução da integração entre hardware e software.

A Apple desde as primeiras versões do OS X divulga sempre esse código fonte. Não é algo extremamente útil ou valioso, mas permite descobrir um pouco mais sobre os sistemas operativos da marca de Cupertino.

Mais recentemente foi divulgado também o código fonte do iOS e, ao analisar a informação inserida no código fonte dos dois sistemas operativos, foram encontrados fragmentos de código que remetem, naturalmente, para dispositivos com arquitetura ARM.

Isto poderia ser muito interessante para quem pretendesse fazer versões alteradas do iOS para outros dispositivos mas, neste caso, o código divulgado pela Apple não será muito útil visto que contém apenas o kernel do sistema operativo, faltando ainda muitas camadas de informação necessárias à execução do sistema operativo.

A somar a isto, tem ainda a inflexibilidade das licenças de utilização deste código fonte por parte da Apple, não sendo sequer idênticas às licenças do Linux ou outros sistemas abertos.

Alguns rumores indicam ainda que a Apple poderá estar a preparar o MacOS para ser executados em dispositivos com arquitetura ARM. Tal hipótese não é completamente descartada, mas o facto de o kernel do MacOS ter código que poderá indiciar isso não quer dizer obrigatoriamente que a Apple está a preparar algo nesse âmbito. Resta-nos esperar mais informações e novidades provenientes de Cupertino.

Exit mobile version