Pplware

Apple já resolveu o problema do macOS Monterey que bloqueava os Mac mais antigos

A chegada do macOS Monterey não tem sido livre de problemas. Estes estão limitados a um número reduzido de utilizadores, mas ainda assim impactaram um lote de equipamentos, que até há pouco não estava bem identificado.

Os casos dos Mac bloqueados estavam a acumular-se e a bloquear esses mesmos computadores. A Apple já encontrou o culpado para este problema e também a solução. Esta está já disponível e não se irá repetir, pelo menos nesta versão.


Tal como a versão anterior, o macOS Monterey tem apresentado problemas estranhos aos utilizadores desta plataforma. O que foi descrito nas redes sociais mostrava que os Mac mais antigos estavam a bloquear e a não conseguir realizar a atualização.

Julgava-se que este problema afetaria apenas os Mac mais antigos, deixando de fora os computadores onde o SoC M1 estava. A avaliação feita pela Apple levou a que as conclusões fossem diferentes e não se baseasse apenas no SoC criado pela empresa.

O que é revelado é que este problema surgiu em alguns Mac com o processador T2, dedicado à segurança. A lista dos computadores com este processador pode ser consultada aqui. Detalha também que afetou apenas um conjunto limitado de utilizadores e não estava espalhado por todos os Mac onde este processador está presente.

A Apple lançou também uma atualização do firmware que alimenta o processador T2, que evita que esta situação aconteça. Não especificou o que foi alterado e como o problema se manifestava junto dos Mac mais antigos e que tinham este processador presente.

Todos os utilizadores afetados são aconselhados a visitar um ponto de suporte da Apple para que sejam apoiados e recuperem as suas máquinas. Fica assim claro que a atualização não resolve o problema quando já aconteceu, mas sim previne que aconteça no futuro.

Está assim resolvido pela Apple um problema que vinha a afetar os Mac nos últimos dias. O macOS Monterey parecia ser a causa, mas a verdade tudo estava no processador T2, apesar de o sistema não estar livre de culpas.

Exit mobile version