Pplware

Apple: iPhone é considerado o smartphone mais seguro

O iPhone é considerado por muitos o smartphone mais seguro que existe. Um dos fatores que leva muitos entendidos a afirmar isto são as atualizações regulares que a Apple envia para os seus smartphones e o controlo apertado das aplicações que são submetidas para a App Store. Mas será que existem dados que o provam?

Uma análise levada a cabo pela SecurityLab concluiu que a Apple é a empresa que apresenta melhores resultados quando se fala de atualizações de segurança de sistemas operativos móveis. Já nos smartphones Android, apenas duas conseguiram pontuações aceitáveis.


iPhone é o mais seguro

A empresa de segurança SecurityLab serviu-se da sua conta de Twitter para revelar uma tabela que examina e mostra os resultados relativamente a quatro fatores bastante importantes:

Como pode observar na tabela, a Apple recebeu cor verde em todas as categorias. Assim, a marca da maçã provou ser das empresas que leva menos tempo para disponibilizar uma atualização de segurança (apenas dias), todos os updates estão disponíveis em todo o mundo num espaço de tempo de 24 horas e as atualizações podem ser instaladas independentemente das operadoras de telecomunicações.

Para além de tudo isto, a Apple oferece suporte e atualizações de segurança para todos os seus dispositivos durante cinco anos; com a exceção do iPhone 5C que apenas recebeu atualizações de segurança durante quatro anos.

 

Android ficou mais atrás…

No lado do Android, os resultados não se mostraram tão positivos, ao contrário do que acontece no mundo Apple. A Essencial Phone e a Google foram as únicas fabricantes a ter uma pontuação relativamente alta, apesar de ambas as marcas estarem dependentes de operadoras para entregar as atualizações de segurança aos utilizadores da marca. Isto significa que, possíveis vulnerabilidades que devem ser eliminadas em poucos dias, chegam a demorar meses para serem resolvidas. Além disso, tanto a Essencial Phone como a Google apenas enviam atualizações de segurança durante um período de três anos.

A líder de mercado Samsung não ficou nada bem vista com os resultados apresentados por este estudo, tendo ficado para lá do meio da tabela. Em todas as categorias recebeu as cores laranja ou vermelho. Os updates de segurança mais rápidos foram medidos em semanas e não em dias, sendo que em alguns dispositivos chegaram a demorar meses. Mais, a Samsung apenas oferece atualizações de segurança durante um período entre 2.5 e 1 anos.

 

Conclusão

Hoje em dia, os smartphones são o “computador pessoal” de muita gente e, reparando bem, grande parte da população tem, nestes dispositivos, muita informação que não deve ser partilhada com ninguém. Existem conversas privadas, informação bancária e, em alguns casos, dados de saúde. Deste modo, a segurança dos smartphones deve ser uma prioridade para todas as fabricantes.

Com estes resultados, a Apple mostrou, mais uma vez, que pretende manter os seus dispositivos em segurança e preservar a confiança de todos os utilizadores de iOS.

We see that privacy is a fundamental human right that people have. We are going to do everything that we can to help maintain that trust.

Tim Cook

Exit mobile version