Ainda agora acabou de sair a actualização 5.1.1 do iOS e já os adeptos do jailbreak podem usufruir das novas características do sistema operativo móvel da Apple.
Algumas horas apenas mediaram entre a saída do iOS 5.1.1 e o seu esperado jailbreak, tudo porque a Apple corrigiu alguns problemas e melhorou uma ou outra função mas continua a deixar “portas abertas” para “desbloquear” o seu sistema operativo mobile. Este método apenas abrange os processadores A4.
Recorrendo aos serviços sempre oportunos da malta do Redmond Pie é simples mostrar e testar o jailbreak.
Este procedimento foi testado com sucesso e podemos verificar que a última versão da ferramenta de jailbreaking da Redsn0w funciona. Estão abrangidos os dispositivos Apple que foram equipados com o processador A4, como por exemplo o iPhone 4, iPad 1, iPod touch 4G e anteriores… são estes os que permitem para já um acesso mais alargado às potencialidades do sistema operativo iOS.
Fica a seguir um guia passo a passo para que possa fazer jailbreak com segurança ao seu dispositivos.
Lembramos que toda a responsabilidade do acto é do utilizador, estando o pplware.com totalmente alheio ao que eventualmente possa acontecer.
Como fazer jailbreak ao iOS 5.1.1 recorrendo ao Redsn0w
Passo 1: Descarregue a última versão da ferramenta da equipa do Redsn0w para o seu sistema operativo (Windows / Mac).
Passo 2: Não é obrigatório, mas as boas práticas sugerem sempre que ligue o seu dispositivo ao iTunes e proceda a uma cópia de segurança. Outra forma é fazer essa cópia usando o iCloud, se tiver esse recurso activo.
Passo 3: Depois do backup completo, actualize o firmware do seu iDevice, relembramos que ontem saiu uma versão nova, o iOS 5.1.1. Pode escolher actualizar recorrendo ao iTunes ou pode usar a função OTA. Se não tiver Internet, pode em qualquer altura recolher o IPSW e manualmente instalar no seu iPhone, iPod Touch ou iPad.
Passo 4: Descarregue o ficheiro IPSW do iOS 5.1 (não é o iOS 5.1.1) correspondente ao dispositivo que está a fazer o jailbreak.
Passo 5: Localize o ficheiro que descarregou, a tal ferramenta Redsn0w, descompacte o ficheiro e corra o executável, lançando assim o Redsn0w.
Passo 6: Na janela aberta, seleccione ‘Extras’ no interface do Redsn0w e a seguir escolha a opção ‘Select IPSW’.
Passo 7: Quando passar à procura do ficheiro, vá carregar o ficheiro IPSW que descarregou no Passo 4, relembro que este é o IPSW da versão iOS 5.1. Depois de o ver, carregue-o.
Passo 8: No menu principal do Redsn0w, seleccione ‘Jailbreak’ e a seguir verifique que a opção ‘Install Cydia’ está seleccionada, antes de fazer seguinte.
Passo 9: A aplicação irá guiar o utilizador pelo método de colocação do dispositivos no modo DFU. É normal depois ver as linhas de código da instalação. Este é um requisito para que seja feito o jailbreak com sucesso. Certifique-se que faz todos os passos com atenção.
Passo 10: Quando o Redsn0w detecta o modo DFU, automatiza o resto do processo e poderá ver no ecrã o desenvolvimento (as linhas de código a serem executadas) até que estejam feitos os passos necessários, depois o dispositivo é reiniciado. Feito isto o jailbreak está completo e verá já instalado o ícone do Cydia na home screen.
Como este é um jailbreak tethered, terá de iniciar o seu dispositivo em modo tethered sempre que o reiniciar. Esta função pode ser feita lançando o Redsn0w, selecciona a opção “Extras“, e a seguir “Just Boot” para obrigar o dispositivo a arrancar em modo tethered.